"Uma onda de suspeições e bofetadas de decretada corrupção" pairam sobre o Benfica, aponta Rui Calafate

"Uma onda de suspeições e bofetadas de decretada corrupção" pairam sobre o Benfica, aponta Rui Calafate
| Desporto
Porto Canal

O Benfica tem estado, consecutivamente, na mira das autoridades, sendo associado a um sem número de processos judiciais, que questionam o seu mérito desportivo. “Mala Ciao”, “Vouchers”, “Saco Azul”, “Operação Lex” e “E-Toupeira” vão pairando sobre o emblema lisboeta, colocando um manto de incerteza sobre a legitimidade administrativa das 'Águias'. "Uma onda de suspeições e bofetadas de decretada corrupção" que os adeptos do clube da Luz esperam que não voltem a embaraçar o novo timoneiro Rui Costa e a instituição. 

O diagnóstico é feito por Rui Calafate, na sua crónica semanal para o Jornal "Record", que aponta que "há lama a conspurcar o ambiente" vivido pelos encarnados e que esta semana conheceu novo capítulo. 

O caso Alfa Semedo

Rui Calafate salienta que "o Ministério Público não desmentiu a informação de que suspeitava de corrupção na compra de um penálti do jogador do Moreirense, Alfa Semedo", que permitiu aos encarnados garantir a qualificação para a Liga dos Campeões na temporada 2017/2018.

Tudo isto se desenrolou "nos idos de Luís Filipe Vieira que continua a espalhar o seu perfume de opacidade e de negociatas e mensagens que, no mínimo, fazem franzir o sobrolho de qualquer pessoass deente", aponta. 

Paulo Gonçalves, a face visível de uma teia cada vez mais densa

Também esta semana, o ex-assessor jurídico do Benfica foi condenado a dois anos e seis meses de prisão com pena suspensa, ele "que desenvolvia atividades negras, sem que Vieira soubesse ou desconfiasse", sublinha Rui Calafate em tom de ironia. 

Paulo Gonçalves foi condenado por um crime de corrupção ativa no âmbito do processo E-toupeira. José Augusto Silva foi também condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa. Apenas o funcionário Júlio Loureiro foi absolvido no processo de corrupção.

Assim, fica provado que o ex-assessor do clube da Luz recebeu informações, a seu pedido e não segundo o voluntarismo de José António Silva, como apresentado pela defesa sobre os muitos processos que envolvem as 'Águias'. 

Rui Calafate acrescenta que "dá sempre jeito ter um pajem que faz uns recados. alguns de teor duvidoso. Depois, se algo corre mal, temos o bode expiatório de que necessitamos e podemos imolar facilmente". 

Assim, o cronista frisa que Luís Filipe Vieira "pode ter modernizado o Benfica nos tempos iniciais, mas a sua herança eivada de máculas judiciais torna-se num pesadelo reputacional sem fim para o mandato de Rui Costa". 

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto (Basquetebol): Max Landis de saída

Max Landis não vai continuar a vestir a camisola azul e branca em 2025/26. Chegado ao Clube em 2019 proveniente da Alemanha, o base norte-americano de 32 anos conquistou uma Taça de Portugal e duas Supertaças em seis temporadas de azul e branco. Dois desses títulos foram arrecadados em 2024/25, época em que se consagrou como o melhor pontuador da Liga com 448 pontos convertidos.

FC Porto (Bilhar): Terceiro lugar no Nacional de bilhar às três tabelas

O FC Porto terminou o campeonato nacional de bilhar às três tabelas em terceiro lugar. Depois de vencerem todos os jogos da fase de grupos da final 8 frente a Sporting (6-2), Benfica (8-0) e A Portuguesa de Leça (8-0), os Dragões saíram derrotados da meia-final contra o Leça FC por 5-3 na sala de bilhar do Ginásio do Sul.