Claques leoninas alvo de críticas. Sporting "condena profundamente" uso de pirotecnia que resultou em dois feridos

Claques leoninas alvo de críticas. Sporting "condena profundamente" uso de pirotecnia que resultou em dois feridos
| Desporto
Porto Canal

O Sporting emitiu, na noite desta quinta-feira, um comunicado a "condenar profundamente" o uso de pirotecnia por parte dos adeptos leoninos na MCH Arena, no jogo com o Midtjylland, referente ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Recorde-se que dois adeptos da formação de Alvalade foram detidos na Dinamarca, no decorrer da partida, por terem causado ferimentos numa criança e num assistente de recinto (steward) devido ao uso de pirotecnia.

A confusão foi grande na caixa de segurança na bancada em que se encontravam os adeptos do Sporting, com o acender de tochas, very-lights e outros engenhos pirotécnicos ao longo do encontro que terminou com o triunfo dos comandados de Rúben Amorim, por quatro bolas a zero. 

A SAD 'verde e branca' lamentou o sucedido, condenando os acontecimentos e exigiu a intervenção das autoridades nacionais.

"A Sporting Clube de Portugal - Futebol SAD lamenta e condena profundamente que, no jogo de hoje frente ao FC Midtjylland, uma criança e um Assistente de Recinto Desportivo (ARD) tenham sofrido ferimentos devido ao uso indevido e proibido pela UEFA de pirotecnia", começa por dizer o comunicado do clube liderado por Frederico Varandas. 

"Depois de assistida no local, a criança foi levada para o hospital e o ARD foi assistido numa ambulância no estádio por ter sido atingido na cabeça com um pote de fumo. É a segunda vez que, no espaço de um mês, crianças são atingidas pelo uso indevido de material pirotécnico. É crítico para o Desporto, e para maioria dos adeptos, que as autoridades intervenham urgentemente com determinação, sob prejuízo de em breve estarmos a lamentar consequências mais graves", conclui a SAD leonina. 

Distúrbios leoninos 'mancham' final da Taça da Liga

Recorde-se que, ainda a 29 de Janeiro, na final da Taça da Liga, conquistada pelo FC Porto diante do Sporting, uma dezena de adeptos foi assistida pelas equipas de socorro presentes no palco do encontro, na sequência de incidentes provocados por adeptos presentes na zona afeta às claques do Sporting. Ao Porto Canal, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria confirmou que alguns dos ferimentos foram provocados por queimaduras e reações alérgicas devido à utilização de pirotecnia. As vítimas tinham idades compreendidas entre os 11 e os 69 anos.

Foi ao minuto 56 da partida que os distúrbios começaram. Na zona da bancada onde estavam instaladas as claques do Sporting, no anel superior do estádio de Leiria, um grupo de homens não identificados, vestidos com um uniforme branco, lançaram tochas em direção ao banco de suplentes do próprio clube. Os artefactos pirotécnicos acabariam por atingir os adeptos que assistiam ao jogo no anel inferior, também afectos ao clube de Alvalade. 

Uma criança ficou ferida com queimaduras, à semelhança do episódio ocorrido esta quinta-feira na Dinamarca, mas, felizmente, acabou por tratar-se penas de um "susto” e a criança foi assistida ainda no local.

O desânimo 'verde e branco' não ficou por aqui e, já após o apito final, os adeptos sportinguistas provocaram um incêndio no estádio, que esteve na origem de uma coluna de fumo negro.

Porto Canal  A rápida intervenção dos bombeiros evitou que o fogo se alastrasse

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.

FC Porto: Factos e números de uma eleição histórica

26.876 votos, zero incidentes, zero reclamações, o 32.º presidente eleito e um sinal de vitalidade histórico. Decorreram ontem, no Estádio do Dragão, as Eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028, das quais a Lista B e André Villas-Boas saíram vencedores com 21.489 votos dos associados.

FC Porto: Eis o “onze” dos Dragões para o clássico com o Sporting

Já é conhecida a equipa do FC Porto que, neste domingo, vai subir ao relvado do Estádio do Dragão para o jogo com o Sporting (20h30, Sport TV), a contar para a 31.ª jornada do campeonato.