“Benfica investigado por compra de resultado”. O que diz a imprensa internacional sobre o novo caso que assolou o clube ‘encarnado’

“Benfica investigado por compra de resultado”. O que diz a imprensa internacional sobre o novo caso que assolou o clube ‘encarnado’
| Desporto
Porto Canal

O clube presidido por Rui Costa encontra-se novamente na mira da justiça portuguesa. Quem o diz é a TVI/CNN Portugal, que deu esta semana conta das suspeitas do Ministério Público (MP) relativas a um jogo polémico que permitiu ao clube ‘encarnado’ o acesso à Liga dos Campões na época 2017/18, em detrimento do Sporting, um caso que está a ser amplamente noticiado pela imprensa internacional.

A suspeita cai sobre a intencionalidade de Alfa Semedo (à época jogador do Moreirense) na grande penalidade que acabaria por ditar a vitória da formação treinada por Rui Vitória. No ano seguinte o jogador viria a representar as ‘águias’, através do pagamento ao clube de Moreira de Cónegos de 2,5 milhões de euros por 50% do passe desportivo.

As reações a esta notícia não se fizeram esperar, com jornais afetos à modalidade, um pouco por todo o mundo, a falar deste novo capítulo que abalou o universo benfiquista menos de 24 horas antes da condenação de Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico do Benfica, por práticas criminosas com o intuito de beneficiar o clube.

Porto Canal

"Investigan en Portugal la clasificación del Benfica para la Champions 2017-18", destaca o jornal espanhol 'Marca'

 

Porto Canal

"Benfica, investigated for alleged match fixing", pode ser lido no "Today Times live"

 

Porto Canal

"Alarma en Portugal: el Benfica, acusado de comprar un partido para meterse en Champions", pode ser lido no 'El Español'

 

Porto Canal

"Benfica, accusé d'avoir truqué un match", afirma a versão francesa do 'Besoccer'

 

Porto Canal

"Suspicions of corruption in a penalty kick that allowed Benfica to reach the Champions League", frisa o Brytfmonline

 

 

Porto Canal

"Benfica nella bufera: sospetti di corruzione sull’ingresso in Champions", destaca o italiano Tuttosport

 

Na notícia que marcou a abertura do seu espaço informativo da noite, a TVI recordou que "estavam em causa 43 milhões de euros para quem alcançasse o segundo lugar no campeonato e chegasse à Liga dos Campeões, uma vez que o F. C. Porto se iria sagrar campeão e os dois rivais de Lisboa disputaram a vaga até ao fim".

O conjunto leonino, a outra equipa a par dos encarnados na corrida aos milhões da Liga dos Campeões, seria derrotado na Madeira, diante do Marítimo, dizendo adeus à prova milionária.

Transferência para a Luz parte de um intenso jogo de bastidores?

O MP acredita que, como contrapartida do penálti cometido, o Benfica acordou com o clube de Moreira de Cónegos o pagamento de 2,5 milhões de euros por 50% do passe e dos direitos desportivos de Alfa Semedo. Formado no Seixal, o médio realizaria apenas 16 jogos de águia ao peito na temporada seguinte, sendo depois consecutivamente emprestado a Nottingham Forest e Reading, de Inglaterra, antes de se desvincular definitivamente do Benfica para ingressar no Vitória de Guimarães.

"Este é um dos factos que consta no megaprocesso que corre contra o Benfica, há cinco anos", aponta a TVI, que teve acesso ao processo em causa, que defende ainda que havia uma dependência do Moreirense, em relação à formação da Luz. Nos argumentos entra o negócio de Chiquinho, comprado pelas águias em 2018 à Académica e cedido no mesmo verão ao clube de Moreira de Cónegos.

De destacar que a SAD do clube encarnado tem estado, consecutivamente, sob fogo intenso das autoridades, nomeadamente da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público (MP), sendo associada a um sem número de processos judiciais. “Mala Ciao”, “Vouchers”, “Saco Azul”, “Operação Lex” e “E-Toupeira” vão pairando sobre o emblema lisboeta, colocando um manto de incerteza e dúvida sobre a legitimidade desportiva e administrativa das 'Águias'.

Assim, o caso de Alfa Semedo junta-se à densa teia de jogadores que terão sido aliciados pelo Benfica.

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: “Temos que beber da motivação dos adeptos”

Sérgio Conceição projeta a final da Taça de Portugal (domingo, 17h15).

FC Porto: Nação azul e branca está de volta para pintar o Jamor

Fanzone no Estádio Nacional arranca pelas 10h30.

Wendell: “É o jogo mais importante do ano”

Wendell e Evanilson apontaram à conquista da Taça de Portugal na antevisão à final (domingo, 17h15).