Metro do Porto divulga novas imagens das obras na Praça da Liberdade
Porto Canal
A Metro do Porto recorreu esta segunda-feira às redes sociais para divulgar novas imagens dos avanços das obras na Praça da Liberdade, no Porto. Em causa a construção da Linha Rosa, que se traduz num novo trajeto no Porto entre a zona de S. Bento/Praça da Liberdade e a Casa da Música, empreitada que arrancou no dia 29 de março de 2022.
As novas imagens divulgadas esta terça-feira:
Obras na linha Rosa (foto: Metro do Porto)
Obras na linha Rosa (foto: Metro do Porto)
Obras na linha Rosa (foto: Metro do Porto)
Recorde-se que, em declarações ao Porto Canal, em novembro de 2022, Tiago Braga garantiu que a obra da Linha Rosa do metro termina a 31 de dezembro de 2024. O presidente do Conselho de Administração da Metro Porto considerou que o avanço da construção da Linha Rubi não estava em causa, reagindo às críticas apresentadas por Rui Moreira.
O autarca havia avisado, a 10 de novembro, que por risco de "disrupção" da cidade, poderia impedir o avanço de novas frentes de obra, enquanto a empreitada da Linha Rosa não estivesse concluída. A 2 de dezembro de 2022, num extenso documento, a empresa elencou um conjunto de elementos que terão causado os atrasos, bem como “as medidas mitigadoras dos impactos”.
Com quatro novas estações subterrâneas e um percurso em túnel de quase três quilómetros, esta linha tem o cunho de dois prémios Pritzker (considerados o Nobel da Arquitetura), uma vez que Eduardo Souto Moura é o responsável pelos projetos das novas estações, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.
As obras de prolongamento da Linha Amarela e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.