Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 

Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 
| Porto
Porto Canal

O túnel da nova linha Rosa da Metro do Porto que servirá para estacionar os veículos está quase concluído. A estrutura, com 568 metros, também servirá para colocar as composições na linha.

A linha Rosa vai ligar a Casa da Música à Praça da Liberdade e contará com um ramal subterrâneo entre a Rotunda da Boavista e a Rua de Domingos Sequeira.

De acordo com o Jornal de Notícias, no túnel, nas traseiras da futura estação da Casa da Música, ainda estão a decorrer escavações, sem acabamentos.

"É um ramal que vai permitir que os veículos que estão parqueados nas oficinas de Guifões, em Matosinhos, entrem e façam ligação à estrutura da Linha Rosa", explica a Metro do Porto ao mesmo jornal.

O Presidente, Tiago Braga, revela ainda que eram precisos mais pontos de ligação entre o tronco comum e as linhas que estão a ser construídas e que a linha deverá estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.

O ramal de 568 metros servirá, assim, apenas para manobras técnicas. Contudo, já foram escavados mais 50 metros, na direção da asprela, que, segundo adiantou a empresa ao JN, serão destinados a, no futuro, prolongar a linha até à zona universitária da Asprela.

Para além de funcionar como zona de estacionamento dos veículos, o túnel servirá ainda para reparações e manutenção de primeiro nível. Poderá também servir a Linha Rubi, avança o mesmo jornal.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.