Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 

Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 
| Porto
Porto Canal

O túnel da nova linha Rosa da Metro do Porto que servirá para estacionar os veículos está quase concluído. A estrutura, com 568 metros, também servirá para colocar as composições na linha.

A linha Rosa vai ligar a Casa da Música à Praça da Liberdade e contará com um ramal subterrâneo entre a Rotunda da Boavista e a Rua de Domingos Sequeira.

De acordo com o Jornal de Notícias, no túnel, nas traseiras da futura estação da Casa da Música, ainda estão a decorrer escavações, sem acabamentos.

"É um ramal que vai permitir que os veículos que estão parqueados nas oficinas de Guifões, em Matosinhos, entrem e façam ligação à estrutura da Linha Rosa", explica a Metro do Porto ao mesmo jornal.

O Presidente, Tiago Braga, revela ainda que eram precisos mais pontos de ligação entre o tronco comum e as linhas que estão a ser construídas e que a linha deverá estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.

O ramal de 568 metros servirá, assim, apenas para manobras técnicas. Contudo, já foram escavados mais 50 metros, na direção da asprela, que, segundo adiantou a empresa ao JN, serão destinados a, no futuro, prolongar a linha até à zona universitária da Asprela.

Para além de funcionar como zona de estacionamento dos veículos, o túnel servirá ainda para reparações e manutenção de primeiro nível. Poderá também servir a Linha Rubi, avança o mesmo jornal.

+ notícias: Porto

Avenida Gustavo Eiffel cortada e 31 ocorrências na cidade do Porto devido ao mau tempo

A avenida Gustavo Eiffel, na zona ribeirinha do Porto, foi encerrada ao trânsito, este sábado, em consequência das chuvas intensas que se têm sentido na cidade e que já originaram 31 ocorrências, informou a autarquia portuense.

Incêndio em prédio na zona da Foz deixa quatro desalojados

Um incêndio habitacional na rua de Diu, no Porto, que deflagrou na sexta-feira à noite, deixou quatro pessoas desalojadas, duas crianças, um idoso e um homem, confirmou fonte dos Sapadores do Porto ao Porto Canal. O apartamento ficou sem condições de habitabilidade.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.