Atrasos nas obras da Metro do Porto financiados com fundos nacionais

Porto Canal
| Porto
Joana Almeida Carvalho e Ana Maio

O atraso nas obras da Metro do Porto vai levar a que as linhas rosa e amarela passem a ser financiadas com fundos nacionais a partir de janeiro de 2024. O projeto está inserido no PT2020, mas a sua execução termina já este ano, pelo que foi necessário arranjar novos fundos.

O atraso nas obras já tinha sido anunciado mas o financiamento com fundos nacionais é uma informação que chega esta semana, uma vez que a dez meses do final do prazo, ainda faltam executar cerca de 500 milhões de euros dos fundos europeus disponíveis no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.

De recordar que este programa está inserido no Portugal 2020, uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia.

Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, garante que está a ser feito um trabalho de acompanhamento próximo junto dos beneficiários dos fundos, para uma maior eficiência do programa.

Também o Ministério do Ambiente já tinha confirmado que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Após anos de abandono, Quinta de Salgueiros renasce em 2025 para ser um “parque-laboratório”

A Quinta de Salgueiros, no Porto, vai sofrer uma requalificação ecológica e paisagística no próximo ano. Em resposta ao Porto Canal, a autarquia informa que se encontra a elaborar um estudo prévio para devolver à cidade aquele espaço verde esquecido nas Antas. A Câmara do Porto não esclarece, no entanto, qual vai ser o uso futuro da casa senhorial inserida naquele espaço.

Detidos no Porto três homens suspeitos de tentar matar outros dois junto à ponte Luiz I

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens por suspeitas de terem tentado matar outros dois a 10 de junho nas imediações da ponte Luiz I, no Porto, adiantou esta quinta-feira esta força policial.

Pavimentação marca fim das obras da primeira fase do 'metrobus' do Porto

A pavimentação do canal do 'metrobus' do Porto vai terminar as obras da primeira fase do projeto na segunda quinzena de agosto, decorrendo os trabalhos nos próximos dias, divulgou esta quinta-feira a Metro do Porto.