Atrasos nas obras da Metro do Porto financiados com fundos nacionais

Porto Canal
| Porto
Joana Almeida Carvalho e Ana Maio

O atraso nas obras da Metro do Porto vai levar a que as linhas rosa e amarela passem a ser financiadas com fundos nacionais a partir de janeiro de 2024. O projeto está inserido no PT2020, mas a sua execução termina já este ano, pelo que foi necessário arranjar novos fundos.

O atraso nas obras já tinha sido anunciado mas o financiamento com fundos nacionais é uma informação que chega esta semana, uma vez que a dez meses do final do prazo, ainda faltam executar cerca de 500 milhões de euros dos fundos europeus disponíveis no Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência.

De recordar que este programa está inserido no Portugal 2020, uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia.

Helena Pinheiro de Azevedo, Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR, garante que está a ser feito um trabalho de acompanhamento próximo junto dos beneficiários dos fundos, para uma maior eficiência do programa.

Também o Ministério do Ambiente já tinha confirmado que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30%, cerca de 84 milhões de euros. O custo inicial rondava os 98,9 milhões de euros na Linha Amarela e 189 milhões de euros na Linha Rosa. Com os aumentos conhecidos na passada segunda-feira, a quantia cresce cerca de 84 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.