Obras Metro do Porto. Rua dos Clérigos reabre esta segunda-feira depois de quase dois anos fechada 

Obras Metro do Porto. Rua dos Clérigos reabre esta segunda-feira depois de quase dois anos fechada 
| Porto
Porto Canal/Agências

A Rua dos Clérigos, no Porto, reabre ao trânsito na segunda-feira depois de em novembro de 2021 ter sido encerrada devido à construção da futura estação S. Bento/Liberdade da linha Rosa do Metro, foi este domingo anunciado.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Câmara do Porto adianta que será reposto o sentido norte/sul da Rua do Conde de Vizela, o sentido poente/nascente na Rua de S. Filipe de Nery e transitoriamente alterado o sentido da Rua do Almada (entre a Rua dos Clérigos e a Rua da Fábrica).

Deste modo, os veículos vão poder descer a Rua dos Clérigos e seguir à esquerda em direção à Avenida dos Aliados, como para a direita em direção à Rua de Mouzinho da Silveira, através do Largo dos Lóios.

No Largo dos Lóis mantém-se a ocupação do passeio para "dar continuidade à criação do acesso poente da futura estação da linha Rosa", na Praça da Liberdade.

A autarquia acrescenta ainda que será mantido o desvio de trânsito criado desde a Praça de Guilherme Gomes Fernandes até à Avenida dos Aliados, com passagem pela Rua de Ceuta, continuando o percurso a ser destinado ao transporte público pesado de passageiros.

A Linha Rosa, que vai unir São bento à Casa da Música decorre em paralelo com a expansão da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, (Santo Ovídio - Vila d'Este, incluindo a construção de um Parque de Material e Oficinas), e deverá estar concluída no final de 2024.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).