Obras Metro do Porto. Rua dos Clérigos reabre esta segunda-feira depois de quase dois anos fechada 

Obras Metro do Porto. Rua dos Clérigos reabre esta segunda-feira depois de quase dois anos fechada 
| Porto
Porto Canal/Agências

A Rua dos Clérigos, no Porto, reabre ao trânsito na segunda-feira depois de em novembro de 2021 ter sido encerrada devido à construção da futura estação S. Bento/Liberdade da linha Rosa do Metro, foi este domingo anunciado.

Numa nota publicada na sua página oficial, a Câmara do Porto adianta que será reposto o sentido norte/sul da Rua do Conde de Vizela, o sentido poente/nascente na Rua de S. Filipe de Nery e transitoriamente alterado o sentido da Rua do Almada (entre a Rua dos Clérigos e a Rua da Fábrica).

Deste modo, os veículos vão poder descer a Rua dos Clérigos e seguir à esquerda em direção à Avenida dos Aliados, como para a direita em direção à Rua de Mouzinho da Silveira, através do Largo dos Lóios.

No Largo dos Lóis mantém-se a ocupação do passeio para "dar continuidade à criação do acesso poente da futura estação da linha Rosa", na Praça da Liberdade.

A autarquia acrescenta ainda que será mantido o desvio de trânsito criado desde a Praça de Guilherme Gomes Fernandes até à Avenida dos Aliados, com passagem pela Rua de Ceuta, continuando o percurso a ser destinado ao transporte público pesado de passageiros.

A Linha Rosa, que vai unir São bento à Casa da Música decorre em paralelo com a expansão da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, (Santo Ovídio - Vila d'Este, incluindo a construção de um Parque de Material e Oficinas), e deverá estar concluída no final de 2024.

+ notícias: Porto

Portuenses saem à rua para que a cidade “cumpra a sua função”: proteger casa de Garrett

Um grupo de cidadãos e artistas portuenses vai manifestar-se, este domingo, pela salvaguarda da casa de Almeida Garrett, que foi colocada à venda por 3,8 milhões de euros, como avançou o Porto Canal. Será ainda lançada uma petição pela classificação do edifício.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.