Metrobus do Porto: trânsito condicionado na Avenida da Boavista nos próximos quatro meses

Metrobus do Porto: trânsito condicionado na Avenida da Boavista nos próximos quatro meses
| Porto
Porto Canal

As obras de adaptação da faixa de rodagem entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império para metrobus vão implicar o desvio de trânsito na Avenida da Boavista durante os próximos quatro meses. Segundo dados publicados pela Metro do Porto, a responsável pelos trabalhos, a zona afetada será entre a Marechal Gomes da Costa e a Rua Dominguez Alvarez, em frente ao bairro do Foco.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O projeto metrobus, uma linha de autocarros rápidos a hidrogénio verde que vai ligar a Rotunda da Boavista à Praça do Império e à Rotunda da Anémona, em Matosinhos, tem início das obras marcado para esta terça-feira.

São oito quilómetros totais em mobilidade “ecológica”, num investimento de 66 milhões de euros “totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, especifica a Metro do Porto. Na Avenida da Boavista, o BRT – Bus Rapid Transit (nome técnico para o meio de transporte conhecido como ‘metrobus’) – vai funcionar com uma via dedicada, à semelhança de um troço de metro à superfície.

Porto Canal

Trânsito condicionado

Diz a Metro do Porto que as obras vão condicionar um troço da Avenida da Boavista até finais de maio. Mais concretamente, o lado Sul da avenida entre a Rua Dominguez Alvarez até à interseção com a Avenida do Marechal Gomes da Costa.

De acordo com o plano da Metro do Porto, divulgado no site oficial, nas primeiras semanas a intervenção decorre no corredor central (até aqui ocupado pelo corredor BUS), “depois, a partir do início de março, a circulação automóvel no sentido ascendente será desviada para esse mesmo corredor central, passando os trabalhos a decorrer ao longo das vias Sul do mesmo troco”.

A ocupação das duas faixas de rodagem e dos passeios Sul não obrigará ao encerramento dos cruzamentos, garantem as autoridades responsáveis pela obra, deixando claro que todos os acessos a edifícios e a garagens se mantêm operacionais.

Porto Canal

12 novas paragens no eixo Boavista-Império-Anémona

Esta terça-feira, é o “dia 1” para o metrobus no Porto: a construção da primeira linha, que vai da Rotunda da Boavista até à Praça do Império, contempla a construção de sete estações de superfície, e promete modificar radicalmente a forma de viajar por uma das mais importantes linhas rodoviárias da cidade do Porto.

Além da estação “Casa da Música”, vai ser construída a estação “Guerra Junqueiro”, “Bessa” e “Pinheiro Manso” – tudo no eixo da maior avenida do Porto. Depois, o ‘metrobus’ vira para a Marechal Gomes da Costa. Aí, a linha BRT passa a dividir a faixa de rodagem com carros, mas vai circular pela faixa mais à esquerda nos dois sentidos.

Na Avenida do Marechal Gomes da Costa vão ser construídas outras três paragens: “Serralves”, “João de Barros” e Império”. No total, a viagem de ‘metrobus’ entre a Casa da Música e a Praça do Império vai demorar 12 minutos

+ notícias: Porto

Viveiro Municipal do Porto. As plantas da cidade nascem aqui

Tudo começa num pequeno canto de uma quinta, no lugar de Azevedo, em Campanhã, onde são selecionadas e guardadas inúmeras sementes de flores, que vão embelezar a cidade. A sementeira do Porto fica numa quinta com 70 mil metros quadrados, que alberga várias espécies de plantas e árvores para serem plantadas na cidade.

Seis homens identificados e um detido após ataques a imigrantes no Porto

Seis homens foram identificados e um foi detido, pela posse de arma ilegal, pela PSP, na sequência das agressões contra imigrantes, no Porto, na madrugada de sexta-feira, revelou este sábado à Lusa o porta-voz da Polícia, Sérgio Soares.

Detido em ataque a imigrantes no Porto fica em prisão preventiva

O homem detido por posse de arma ilegal e alegadamente envolvido em agressões a imigrantes, na madrugada de sexta-feira no Porto, ficou hoje em prisão preventiva por ordem judicial, disse à Lusa fonte oficial da PSP.