Metrobus. Avenida do Marechal Gomes da Costa, no Porto, com trânsito condicionado durante dois meses

Metrobus. Avenida do Marechal Gomes da Costa, no Porto, com trânsito condicionado durante dois meses
| Porto
Porto Canal

As obras de adaptação da faixa de rodagem entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império para 'metrobus' vão implicar o condicionamento do trânsito na Avenida do Marechal Gomes da Costa numa extensão de cerca de 700 metros, entre o cruzamento com a Rua João de Barros e a Praça do Império, durante um período de dois meses, a partir de 11 de abril.

A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Metro do Porto.

Porto Canal

O projeto metrobus, uma linha de autocarros rápidos a hidrogénio verde que vai ligar a Rotunda da Boavista à Praça do Império e à Rotunda da Anémona, em Matosinhos, arrancou a 31 de janeiro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

São oito quilómetros totais em mobilidade “ecológica”, num investimento de 66 milhões de euros “totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, especifica a Metro do Porto. Na Avenida da Boavista, o BRT – Bus Rapid Transit (nome técnico para o meio de transporte conhecido como ‘metrobus’) – vai funcionar com uma via dedicada, à semelhança de um troço de metro à superfície.

12 novas paragens no eixo Boavista-Império-Anémona

Esta terça-feira, é o “dia 1” para o metrobus no Porto: a construção da primeira linha, que vai da Rotunda da Boavista até à Praça do Império, contempla a construção de sete estações de superfície, e promete modificar radicalmente a forma de viajar por uma das mais importantes linhas rodoviárias da cidade do Porto.

Além da estação “Casa da Música”, vai ser construída a estação “Guerra Junqueiro”, “Bessa” e “Pinheiro Manso” – tudo no eixo da maior avenida do Porto. Depois, o ‘metrobus’ vira para a Marechal Gomes da Costa. Aí, a linha BRT passa a dividir a faixa de rodagem com carros, mas vai circular pela faixa mais à esquerda nos dois sentidos.

Na Avenida do Marechal Gomes da Costa vão ser construídas outras três paragens: “Serralves”, “João de Barros” e Império”. No total, a viagem de ‘metrobus’ entre a Casa da Música e a Praça do Império vai demorar 12 minutos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.