Lançado novo concurso para veículos do 'metrobus' do Porto após propostas inválidas

Lançado novo concurso para veículos do 'metrobus' do Porto após propostas inválidas
Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A Metro do Porto lançou um novo concurso público para adquirir autocarros a hidrogénio no âmbito do projeto do 'metrobus' da Boavista, depois de o primeiro concurso ter registado propostas inválidas, disse esta quinta-feira fonte da empresa à Lusa.

"O primeiro concurso (que lançámos em dezembro de 2022) não resultou numa adjudicação, uma vez que nenhuma das propostas apresentadas se verificou ser válida. Foi lançado agora novo concurso, para o mesmo efeito e com o mesmo valor base (fornecimentos e manutenção), de cerca de 27,5 milhões de euros", disse esta quinta-feirafonte oficial da Metro do Porto à Lusa.

O anúncio do novo concurso público foi esta quinta-feira publicado em Diário da República (DR) e contempla um prazo para apresentação de propostas de 30 dias.

Além do fornecimento e manutenção dos veículos (autocarros movidos a hidrogénio), o concurso engloba também os "Projetos e Infraestruturas de Produção de Hidrogénio Verde e de Energia Elétrica de Fonte Renovável".

Em causa está a encomenda de 12 autocarros a hidrogénio verde para o 'metrobus', serviço da Metro do Porto que ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) em junho de 2024, circulando em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

No dia 14 de março, fonte oficial da Metro do Porto disse à Lusa que a empresa tinha recebido cinco candidaturas para adquirir os 12 autocarros a hidrogénio, bem como para as estações de produção, armazenamento e abastecimento, que acabaram, então, por se revelar inválidas.

O procedimento englobava ainda, segundo documentos consultados pela Lusa, a "estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos [...] e venda a terceiros", na estação de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) da Areosa.

Quanto aos veículos, devem ter "uma vida comercial útil mínima de 16 anos" e terão propulsão híbrida, "isto é, com motorização elétrica e alimentação a hidrogénio gasoso", com autonomia mínima de 350 quilómetros (km) a hidrogénio e 50 km em modo elétrico, e uma lotação igual ou maior a 130 passageiros, dos quais 35 sentados.

A estética do autocarro "deve resultar de um equilíbrio entre o sucesso dos veículos antecessores" da Metro do Porto e "apresentar uma evolução positiva", sendo "fundamental" que "reflitam e continuem" a direção tomada com o novo metro da CRRC Tangshan, que traduz "o carisma moderno que se pretende".

O investimento no BRT é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e chega aos 66 milhões de euros, valores sem IVA, e as obras arrancaram no final de janeiro.

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo, e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.