Veículos metrobus do Porto vão ser construídos pelo consórcio CaetanoBus/DST por 29,5 milhões de euros

Veículos metrobus do Porto vão ser construídos pelo consórcio CaetanoBus/DST por 29,5 milhões de euros
Foto: Metro do Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

Os autocarros a hidrogénio que circularão no serviço de 'metrobus' do Porto serão construídos pelo consórcio que integra a CaetanoBus e a DST Solar, num contrato adjudicado por 29,5 milhões de euros, informou a Metro do Porto.

De acordo com informação adiantada por fonte oficial da transportadora à Lusa, a Metro do Porto "aprovou a proposta de adjudicação ao consórcio formado pelas empresas CaetanoBus/DST Solar/Dourogás Natural/PRF/BrightCity", num contrato com valor global de 29,5 milhões de euros, "incluindo a manutenção pelo período de 15 anos".

Em causa está, "além da aquisição de 12 autocarros articulados movidos a hidrogénio para as duas linhas do 'metrobus'", a "execução das infraestruturas técnicas de produção de hidrogénio verde e de energia elétrica de fonte renovável - garantindo emissões zero, absolutamente em linha com os objetivos de descarbonização e total autonomia energética".

O objetivo é produzir, através de painéis fotovoltaicos localizados nas estações de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a média diária mínima de 350 quilogramas (kg) de hidrogénio necessária para abastecer, na estação da Areosa, os veículos BRT (Bus Rapid Transit, vulgo 'metrobus').

"O posto de fornecimento de hidrogénio verde virá a alimentar igualmente outros veículos para além do material circulante do 'metrobus'", salienta a empresa liderada por Tiago Braga.

O valor da adjudicação fica ligeiramente acima do preço base do concurso público (27,5 milhões de euros) lançado em 6 de julho, depois de primeiro concurso, lançado em dezembro de 2022, ter registado propostas inválidas.

O 'metrobus' será um serviço da Metro do Porto em autocarro elétrico e a hidrogénio que ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17) em 2024, circulando em via dedicada na Avenida da Boavista e em convivência com os automóveis na Avenida Marechal Gomes da Costa.

Os veículos devem ter "uma vida comercial útil mínima de 16 anos" e terão propulsão híbrida, "isto é, com motorização elétrica e alimentação a hidrogénio gasoso", com autonomia mínima de 350 quilómetros (km) a hidrogénio e 50 km em modo elétrico, e uma lotação igual ou maior a 130 passageiros, dos quais 35 sentados.

A estética do autocarro "deve resultar de um equilíbrio entre o sucesso dos veículos antecessores" da Metro do Porto e "apresentar uma evolução positiva", sendo "fundamental" que "reflitam e continuem" a direção tomada com o novo metro da CRRC Tangshan, que traduz "o carisma moderno que se pretende".

O investimento no 'metrobus' é totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e chega aos 66 milhões de euros, valores sem IVA, e as obras arrancaram no final de janeiro.

Para já, decorrem os trabalhos no troço Casa da Música - Império, e o concurso público para a empreitada entre Serralves e a Praça Cidade do Salvador (conhecida como Anémona) deverá ser lançado "muito em breve", segundo a Metro do Porto.

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

+ notícias: Porto

No Porto, estudantes de Medicina querem discutir ajuda para encargos “não comparticipados mas obrigatórios”

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) quer pôr na ordem do dia a discussão sobre os encargos “não comparticipados mas obrigatórios” associados à frequência do Ensino Superior por um estudante de Medicina, disse esta segunda-feira a presidente.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.