Câmara do Porto trilha menos de metade das ciclovias a que se comprometeu em 2020

| Norte
Ana Mota

Em 2020 a cidade do Porto tinha 19 quilómetros de ligações cicláveis. Nesse ano, a autarquia anunciava o reforço de mais 35 quilómetros. Desses, apenas 16 foram construídos. O Porto tem “muito elevado potencial” para vir a ter utilizadores de bicicleta, mas ainda é considerado “principiante” na aplicação de medidas.

No que toca às políticas de promoção para o uso da bicicleta, Portugal ainda está no patamar de principiante. Segundo Cecília Silva, docente auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “o que é muito comum nestes casos, é a existência de um conjunto avulso de ciclovias em sítios específicos, mas que muitas vezes não estão interligadas”. É exatamente essa a realidade na cidade do Porto. Não existe uma rede de percursos cicláveis que tornem a mobilidade dos modos suaves de transportes mais segura.

Em 2020, no âmbito da implementação da Rede Municipal para Modos Suaves, a Câmara do Porto comprometeu-se a criar mais 35 quilómetros de ciclovia, no sentido de ligar pontas soltas das linhas de ciclovia já existentes. Quase três anos depois, ao Porto Canal, a autarquia esclarece que foram concretizados apenas 16 quilómetros, menos de metade daquilo que estava previsto.

Na mesma nota, a Câmara do Porto informa que o município, através da empresa municipal GoPorto, e em articulação com os Municípios de Matosinhos e de Gondomar, encontra-se a desenvolver os projetos de ligação ciclável da Trindade a São Mamede de Infesta e da Asprela a Rio Tinto, sendo que está prevista a sua implementação durante este ano.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Cidade do Porto tem “muito elevado potencial”

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com os municípios, estudou o potencial de várias cidades portuguesas e europeias para o uso da bicicleta como meio de transporte. O projeto desenvolveu um roteiro para cidades principiantes no uso da bicicleta que forneceu um conjunto de ferramentas aos municípios de apoio ao planeamento. “Relativamente à cidade do Porto, por ser uma cidade com elevadas densidades de construção, em que existe uma boa distribuição das atividades e das pessoas, toda ela tem elevado ou muito elevado potencial para vir a ter utilizadores de bicicleta”, explica Cecília Silva, docente da FEUP.

Quanto às políticas de promoção do uso da bicicleta, a solução não passa apenas pelo aumento do número de ciclovias. “Precisamos de uma rede integrada, que liga as origens aos seus destinos da forma mais rápida e mais segura possível. Isso não significa que agora, de repente, precisamos de ciclovias na cidade toda. O que tem sido defendido em muitas cidades é a redução da velocidade para os 30 quilómetros hora”, explica Cecília Silva.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.