Metrobus avança na Avenida da Boavista. Veja as imagens das obras que devem durar mais dois meses

Metrobus avança na Avenida da Boavista. Veja as imagens das obras que devem durar mais dois meses
Porto Canal/André Arantes
| Porto
Francisco Graça

Confusão, trânsito à mistura e já muito alcatrão levantado. As obras da Metro do Porto para instalar o metrobus na Avenida da Boavista continuam a todo o vapor, com mudanças já nítidas entre a Marechal Gomes da Costa e o Foco.

Se a empreitada esteve localizada, até agora, no corredor central, reservado aos transportes públicos, no início do mês “saltou” para a faixa de circulação ascendente, obrigando ao desvio dos carros.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As operações estão a provocar o constrangimento de trânsito, normal e expectável pela própria Metro do Porto. Em resposta ao Porto Canal, os responsáveis da obra garantem que os trabalhos estão a decorrer como previsto e que se mantêm a bom ritmo e sem atrasos. O prazo para a conclusão da empreitada está definido para finais de maio, daqui a dois meses. As duas linhas de metrobus entram definitivamente em funcionamento em junho de 2024.

Um pouco mais acima, no cruzamento da Avenida da Boavista e a rua António Bessa Leite, o trânsito tem estado igualmente condicionado. Os trabalhos de instalação do metrobus já passaram para a faixa de rodagem mais à direita de quem sobe, com a circulação a fazer-se (lentamente) pela faixa “BUS”. Os lugares de estacionamento, ciclovias e pontos de partilha estão temporariamente fora de serviço.

O projeto metrobus é uma linha de autocarros rápidos a hidrogénio verde que vai ligar a Rotunda da Boavista à Praça do Império e à Rotunda da Anémona, em Matosinhos.

Porto Canal

O novo mapa de linhas de metro, com ligação metrobus. A reta "bifurcada" de metrobus está a prosseguir, numa primeira fase, apenas em direção à Praça do Império.

São oito quilómetros totais em mobilidade “ecológica”, num investimento de 66 milhões de euros “totalmente financiado a fundo perdido pelo Plano de Recuperação e Resiliência”, especifica a Metro do Porto. Na Avenida da Boavista, o BRT – Bus Rapid Transit (nome técnico para o meio de transporte conhecido como ‘metrobus’) – vai funcionar com uma via dedicada, à semelhança de um troço de metro à superfície.

Além da estação “Casa da Música”, vai ser construída a estação “Guerra Junqueiro”, “Bessa” e “Pinheiro Manso” – tudo no eixo da maior avenida do Porto. Depois, o ‘metrobus’ vira para a Marechal Gomes da Costa. Aí, a linha BRT passa a dividir a faixa de rodagem com carros, mas vai circular pela faixa mais à esquerda nos dois sentidos.

Na Avenida do Marechal Gomes da Costa vão ser construídas outras três paragens: “Serralves”, “João de Barros” e Império”. No total, a viagem de ‘metrobus’ entre a Casa da Música e a Praça do Império vai demorar 12 minutos.

Porto Canal

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.