Mural da Restauração no Porto. Já são conhecidos os artistas selecionados para a nova intervenção

Mural da Restauração no Porto. Já são conhecidos os artistas selecionados para a nova intervenção
| Porto
Porto Canal

Na edição deste ano, foram apresentadas 62 propostas de 59 artistas distintos, de diferentes nacionalidades, mas residentes em Portugal. Dos trabalhos apresentados, o júri, composto pelos artistas Hazul, Mariana Velhote e Dário Cannatà, selecionou os trabalhos de Marcelo Clap, Leonor Cunha e Matilde Cunha, Miguel Cabo, Nuno Sarmento, Francisco Dias, Água de Bica e Grau.

O Programa de Arte Urbana lançou, no início de outubro, uma nova convocatória para intervenções artísticas na Rua da Restauração, um mural coletivo com 70 metros de extensão. Os trabalhos escolhidos serão executados até 29 de novembro.

Os trabalhos escolhidos obedeceram, como habitualmente, à regra de utilização de uma paleta comum, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Nesta edição, a cor escolhida foi o azul, tendo sido usadas várias tonalidades que ganharão vida nesta estrutura de grande escala.

A Ágora atribuirá 750 euros a cada intervenção para ajuda de custos à produção.

Dinamizado desde 2014 pela empresa municipal Ágora, o Programa de Arte Urbana do Porto contribui para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

+ notícias: Porto

Moreira não quer "perder mais tempo" com metrobus e sugere que tema fique para o próximo executivo

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou esta segunda-feira, durante a reunião pública do executivo municipal, que escreveu uma carta ao ministro das Infraestruturas a sugerir que o arranque da operação do metrobus seja tratado apenas pelo próximo executivo, que será eleito nas eleições autárquicas deste ano, em outubro. Em causa está a assinatura do protocolo entre as entidades e a chegada dos veículos ainda no atual mandato.

 

Vereador do Urbanismo do Porto diz que torres na Nun'Álvares são alvo de "desinformação e populismo"

O vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, considerou esta segunda-feira que a discussão sobre as torres que poderão nascer junto à futura Avenida Nun’Álvares tem sido alvo de “desinformação, populismo e demagogia”.

Executivo da Câmara do Porto aprova Carta Municipal de Habitação

O executivo da Câmara do Porto aprovou, com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção da CDU, a aprovação da Carta Municipal de Habitação, após esta ter recebido quatro participações em consulta pública.