Ramal da Alfândega ainda sem projeto definido

Ramal da Alfândega ainda sem projeto definido
| Norte
Porto Canal

Município do Porto está a ponderar utilizar o Ramal da Alfândega para a passagem de um transporte coletivo, bem como uma ciclovia destinada a peões e bicicletas. Ideias que ainda não saíram do papel.

Foi em abril de 2021 que o município do Porto promoveu uma iniciativa sobre o destino a dar ao Ramal da Alfândega. Foram apresentadas duas soluções: um canal de transporte público e zona de lazer pedonal e ciclável.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Mas, para já, são propostas que ainda não saíram do papel.

Opções que parecem agora estar fundidas, ou seja, o Ramal da Alfândega poderá vir a servir um transporte publico e uma ciclovia em simultâneo.

Ao Porto Canal, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, garantiu que a Câmara do Porto está “a trabalhar no cenário de ter um transporte coletivo, de utilização frequente, mas que possa ser compaginável com “modos suaves”.

Porto Canal

Uma conciliação que pode obrigar a parar o transporte coletivo “ao domingo de manhã, e ao sábado de manhã” de forma a abrir “o percurso a bicicletas e peões”.

Está previsto que o transporte coletivo tenha uma frequência de oito minutos, e que demore apenas cinco minutos a percorrer o ramal, num cenário em que o parque de estacionamento junto à Alfândega seria transformado numa alameda pedonal arborizada.

Porto Canal

As atuais obras de consolidação da escarpa adjacente ao ramal têm conclusão prevista para junho do próximo ano. A autarquia portuense tinha anunciado um projeto para o troço desativado dos antigos caminhos de ferro, com os trabalhos a começar o mais cedo possível.

Estudo surpreende

Um estudo da FEUP concluiu que o transporte público neste ramal pode atrair entre 7367 e 8817 utentes por dia, conforme os cenários. Ou seja, a procura pode ultrapassar os 3,2 milhões de passageiros por ano.

A procura é mais baixa no caso de uma ligação direta entre a Alfândega e Campanhã, sem estações intermédias e sem transbordos para outros meios de transporte.

A procura é 20% mais elevada se entre o centro histórico e Campanhã existir uma estação nas Fontaínhas - acessível através de meios mecânicos.

 

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.