"Vice" de Moreira assume liderança do movimento independente

 

| Norte
Porto Canal

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, vai ser candidato à presidência da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”, de olhos postos na corrida à autarquia da Invicta. Este é assim um passo seguro rumo a um destino que muitos lhe vão apontando, o de ser o sucessor de Rui Moreira.

Fonte do movimento avançou ao Porto Canal o cenário, entretanto confirmado pelo próprio ao Jornal Público. Este era, aliás, um rumor que vinha há muito ganhando força.

“Esta candidatura é um projeto de continuidade, alicerçado numa gestão da cidade de Rui Moreira e o seu executivo. A associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem diretórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”, explicou o número dois de Moreira.

Filipe Araújo é então aquele que, dentro do movimento independente, reúne melhores condições para se apresentar como herdeiro natural de Rui Moreira. Uma mudança que representa, na visão de alguns associados “o início do embrião de uma candidatura independente à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2025.”, ato eleitoral ao qual Moreira não se irá recandidatar.

O vice-presidente da Câmara do Porto, convicto do caminho traçado até aqui, afirma que “desde 2013, a cidade tem assistido a um desenvolvimento enorme e a associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem directórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”.

Agora, o trabalho passa por reunir e constituir a sua equipa, mas com objetivos bem definidos e em nada diferentes dos traçados até então. "Queremos continuar a agregar mais portuenses e fomentar uma reflexão informada e participada sobre o futuro da cidade.”, afirmou em declarações ao Jornal Público. 

Ainda assim, há quem ache dentro do movimento independente que Filipe Araújo precise de ganhar "mais músculo político" até conseguir protagonizar uma campanha vencedora nas próximas eleições autárquicas, de acordo com o Observador. 

Embora não tenha feito parte do conselho de fundadores, como Rui Moreira, Valente de Oliveira ou Francisco Ramos, Filipe Araújo foi admitido, por unanimidade, sócio fundador da associação, assumindo agora candidatura à sua liderança. 

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.