STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos

STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos
| Porto
Porto Canal / Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público, no valor de 20 milhões de euros, para aquisição de 48 autocarros elétricos e fornecimento de equipamentos de carregamento, segundo o anúncio esta segunda-feira publicado em Diário da República.

De acordo com o anúncio, a STCP pretende adquirir 48 autocarros ‘standard’, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros (categoria M3 classe I).

A segunda componente deste concurso público internacional visa a instalação de uma estação de carregamento elétrica.

O valor base do procedimento é superior a 20 milhões de euros, sendo o prazo de execução do contrato de três meses.

Os interessados têm, a partir de hoje, 38 dias para enviar propostas.

A STCP transportou 51 milhões de passageiros em 2021, um aumento de 3,6% face aos 49,2 milhões transportados em 2020, segundo dados a que a Lusa teve acesso em 17 de fevereiro.

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

+ notícias: Porto

"Uma importante voz do Norte". Francisco Sá Carneiro homenageado no Porto

Francisco Sá Carneiro foi este domingo homenageado, na cidade do Porto, no dia em que o fundador do PSD perdeu a vida há 42 anos. Morreu num acidente de avião, um episódio que ficou conhecido como o desastre de Camarate. Ano após ano, a cidade do Porto presta homenagem a uma importante "voz do Norte".

Implementação do Metro do Porto foi "processo de catequização"

O administrador dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), Manuel Paulo Teixeira, disse à Lusa que a equipa que lançou o Metro do Porto, da qual fez parte, fez "um processo de catequização" para convencer pessoas, autarcas a instituições.

Como chegar (e sair) do novo Terminal Intermodal de Campanhã?

Tendo sido inaugurado a 20 de julho deste ano, desde 22 de novembro que o novo terminal recebe toda a operação da Rede Expressos, o que leva a que, neste momento, cerca de 40 mil pessoas por dia cheguem, passem ou partam do TIC. Para alguns utilizadores mantêm-se, no entanto, as dúvidas quanto aos acessos e serviços disponíveis na nova infraestrutura da cidade do Porto.