Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra

Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra
| Norte
Porto Canal

O novo diretor-executivo do SNS será conhecido esta sexta-feira. O nome de Fernando Araújo, apontado ao longo dos últimos dias como preferido de Manuel Pizarro, é o escolhido. O novo "CEO do SNS" apresenta-se esta sexta-feira e entrará em funções a 1 de outubro.

Tal como o Porto Canal avançou em primeira mão, a sede da nova estrutura dirigente do SNS pode ficar na cidade do Porto. No entanto, fonte do ministério disse ao Porto Canal que a hipótese de Coimbra começou a ganhar força nos últimos dias. O autarca da cidade, José Manuel Silva, já apresentou um imóvel municipal ao Ministério da Saúde que poderá servir como hipótese para receber a sede do SNS. A possibilidade está a ser avaliada pelo ministério.

Recorde-se que em novembro de 2021 o parlamento chumbou a proposta de Rui Rio para a transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra. Os juízes consideraram que seria “um grave desprestígio” a transferência para fora de Lisboa.

Também Rui Moreira esteve reunido com Manuel Pizarro na passada quarta-feira. O autarca do Porto demonstrou interesse em acolher a nova estrutura do SNS, mas não houve até ao momento consenso quanto ao espaço (da autarquia ou do Estado) que poderia vir a receber a direção executiva.

Em declarações aos jornalistas, no início da semana, o novo ministro abria o jogo: “O Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização (...) nesse contexto, a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa faz também sentido”.

+ notícias: Norte

Dez distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima

Dez distritos do continente vão estar na terça e na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.