Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra

Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra
| Norte
Porto Canal

O novo diretor-executivo do SNS será conhecido esta sexta-feira. O nome de Fernando Araújo, apontado ao longo dos últimos dias como preferido de Manuel Pizarro, é o escolhido. O novo "CEO do SNS" apresenta-se esta sexta-feira e entrará em funções a 1 de outubro.

Tal como o Porto Canal avançou em primeira mão, a sede da nova estrutura dirigente do SNS pode ficar na cidade do Porto. No entanto, fonte do ministério disse ao Porto Canal que a hipótese de Coimbra começou a ganhar força nos últimos dias. O autarca da cidade, José Manuel Silva, já apresentou um imóvel municipal ao Ministério da Saúde que poderá servir como hipótese para receber a sede do SNS. A possibilidade está a ser avaliada pelo ministério.

Recorde-se que em novembro de 2021 o parlamento chumbou a proposta de Rui Rio para a transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra. Os juízes consideraram que seria “um grave desprestígio” a transferência para fora de Lisboa.

Também Rui Moreira esteve reunido com Manuel Pizarro na passada quarta-feira. O autarca do Porto demonstrou interesse em acolher a nova estrutura do SNS, mas não houve até ao momento consenso quanto ao espaço (da autarquia ou do Estado) que poderia vir a receber a direção executiva.

Em declarações aos jornalistas, no início da semana, o novo ministro abria o jogo: “O Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização (...) nesse contexto, a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa faz também sentido”.

+ notícias: Norte

Continua tudo na mesma. Comboio da CP com destino ao Pocinho sobrelotado

Pouco mais de uma semana depois, o Porto Canal teve acesso a imagens exclusivas que mostram um comboio da CP na linha do Douro completamente sobrelotado.

Dois homens esfaqueados na rua em Braga. Agressor em fuga

Dois homens foram esfaqueados na tarde desta quarta-feira, na Rua de Ambrósio dos Santos, em São Vítor, em Braga, e foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros. O agressor fugiu e está a ser procurado pela PSP.

TAP não aposta na Europa, mas low costs reforçam destinos. Como vai ser o inverno no Aeroporto do Porto?

A TAP vai manter, no inverno de 2022, a estratégia utilizada no ano passado para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro: apostar nas ligações diretas com o Brasil e na ponte aérea para Lisboa. De fora do investimento da companhia área nacional ficam, mais uma vez, os principais destinos europeus, mas as low costs vão tentar suprir as necessidades da região norte. É o retrato da temporada de inverno no Aeroporto do Porto, que arranca já no mês de novembro.