Fernando Araújo foi convidado para CEO do SNS, mas ainda não aceitou

| Política
Porto Canal

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, Fernando Araújo, foi o escolhido por António Costa para assumir o cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde. A notícia é avançada pelo Expresso e pela SIC Notícias. O Porto Canal sabe que Fernando Araújo ainda não aceitou o convite.

Esta manhã, o novo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro garantiu ainda, ao Porto Canal, que “nada está fechado” e que a notícia do semanário Expresso, que associa o facto de Fernando Araújo ter publicado a sua última crónica no Jornal de Notícias à possibilidade de estar a caminho do SNS “é uma extrapolação abusiva”. No texto, publicado esta terça-feira, Araújo explica que a passagem pelas páginas do jornal “foram 20 semanas de crónicas reais, escritas com alma, sobre os problemas de milhares de portugueses”.

Contactado pelo Porto Canal, o Hospital de São João não comenta se Fernando Araújo estará a preparar-se para assumir a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. O cargo é uma das grandes novidades do novo Estatuto do SNS, que já foi promulgado pelo Presidente da República, mas que tem a regulamentação pendente da aprovação em Belém.

O nome de Fernando Araújo já foi, por várias vezes, apontado como um dos grandes desejos do Ministério da Saúde. Previa-se até que pudesse ser escolhido para suceder a Marta Temido como novo ministro. A escolha de António Costa acabou, no entanto, por ser Manuel Pizarro, também ele médico do São João, mas com um percurso político vincado dentro das estruturas do Partido Socialista.

Apesar disso, Fernando Araújo poderá não ficar esquecido, até porque tem com Manuel Pizarro uma relação de amizade de longa data. O responsável pelo Hospital de São João pode até vir a ter mais poder do que o novo ministro. Isto porque, se vier a ser nomeado diretor-executivo do SNS, tem garantias de autonomia dadas por António Costa, que afirma que o novo CEO será o grande responsável pela tão aguardada reforma no funcionamento dos hospitais e centros de saúde.

Se a nomeação do presidente do Conselho de Administração do São João vier a acontecer, a saúde em Portugal será liderada por dois homens do Norte. Um cenário que parece fazer cada vez mais sentido para o primeiro-ministro. Na entrevista que deu, esta segunda-feira à TVI, António Costa deixou rasgados elogios à gestão hospitalar no Grande Porto. “Não tenham dúvidas nenhumas que Lisboa tem muito a aprender com o Porto, nomeadamente em relação ao funcionamento das urgências”, afirmou Costa.

Para esta terça-feira está prevista a divulgação da equipa que acompanhará Manuel Pizarro no Ministério da Sáude. Jamila Madeira, que saiu do Governo em rotura com Marta Temido poderá estar de regresso. Alexandre Lourenço, ex-presidente da Associação de Administradores Hospitalares poderá ser outro dos nomes em cima da mesa.

+ notícias: Política

Bloco de Esquerda considera que encomenda de carros de luxo pela TAP é "um insulto" ao país

O Bloco de Esquerda considerou hoje “um insulto” ao país a TAP ter encomendado carros de luxos para administradores e diretores e defendeu que esta situação “deveria merecer um enorme reparo” por parte do Governo.

Zelensky, grato a Portugal e Espanha, saúda simbolismo de vitória na integração da Ucrânia na candidatura ibérica ao Mundial

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje o simbolismo de vitória, após ter sido conhecido que a Ucrânia vai integrar a candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial2030 de futebol.

Compra de carros de luxo pela TAP. Marcelo fala em falta de "bom senso"

O Presidente da República apontou hoje à companhia aérea portuguesa TAP “um problema de bom-senso”, na sequência de notícias sobre a compra de carros de luxos para administradores e diretores, defendendo contenção em tempos difíceis.