Aeroporto de Faro muda de nome em homenagem a Gago Coutinho, mas TAP continua a milhas

Aeroporto de Faro muda de nome em homenagem a Gago Coutinho, mas TAP continua a milhas
| País
Porto Canal

Na passada quarta-feira foi aprovada em Conselho de Ministros a mudança do nome do Aeroporto Internacional de Faro para Aeroporto 'Gago Coutinho.’

Com esta alteração, o Governo pretende prestar “homenagem ao almirante Gago Coutinho, natural de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, quando se assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, uma das maiores proezas da história da navegação aérea”, disse o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, em conferência de imprensa.

Apesar da mudança de nome do aeroporto, o desinvestimento da TAP no Algarve continua a suscitar críticas na região por não prestar serviço público naquela que é considerada a capital não oficial do turismo em Portugal.

Segundo os dados mais recentes da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), no último trimestre de 2021 a companhia de bandeira nacional, que a 21 de dezembro viu ser aprovada por Bruxelas uma ajuda de Estado de 3,2 mil milhões de euros, tinha uma quota de mercado residual de 5% em Faro, no que concerne ao transporte de passageiros. No caso do número de movimentos em pista, o valor é ligeiramente superior, mas ainda assim pouco expressivo: 6%.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o alojamento turístico no Algarve registou 2,4 milhões de hóspedes e 6 milhões de dormidas em abril, ultrapassando os níveis pré-pandemia, de 2019.

Atualmente, a presença da TAP na principal região turística de Portugal resume-me a uma ligação a Lisboa, onde a companhia aérea do Estado tem procurado concentrar toda a sua operação, numa estratégia também conhecida por “hub.” Em resposta às críticas, a administração da TAP tem defendido a opção, assegurando que a concentração em Lisboa é o único caminho que garante a sustentabilidade económico-financeira da empresa.

+ notícias: País

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.