TAP: Falta de técnicos de manutenção leva companhia a recorrer a serviço na Eslovénia

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jun 2022 (Lusa) -- O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) disse hoje à Lusa que a falta de pessoal levou a TAP a enviar quatro aviões para manutenção na Eslovénia, contribuindo para "desenvolvimento de outras companhias aéreas".

Em causa está o envio quatro aviões A320 da TAP para manutenção na companhia aérea eslovena Adria Airways, entre a próxima semana e o final de julho.

"Acaba por se perceber que o número de pessoas que nós temos não é suficiente para fazer face ao trabalho que existe e, portanto, essa será uma das razões pela qual isto está a acontecer", disse à Lusa Paulo Manso, do Sitema.

O dirigente sindical lembrou que durante o período de reestruturação e os despedimentos que se seguiram saíram cerca de 100 técnicos de manutenção da TAP.

"Estamos nós a preparar uma reestruturação que, na prática, neste momento, está a acabar por contribuir para que haja um desenvolvimento de outras companhias aéreas que não a nossa, precisamente pela fuga de trabalho para o exterior, o que não nos parece nada acertado", realçou Paulo Manso.

Durante as negociações no âmbito do plano de reestruturação, o Sitema defendeu que não havia necessidade de reduzir o número de técnicos de manutenção de aviões, tendo em conta o número de profissionais face ao número de aviões.

"Isso não foi levado em linha de conta e nós agora estamos a viver aquilo que são as consequências precisamente dessa situação, ou seja, de não termos acautelado devidamente o número dos técnicos necessários para a operação da companhia e, como resultado disto, temos agora esta questão de mandar trabalho para o exterior, com os custos inerentes a tudo isso", apontou o dirigente sindical.

Paulo Manso referiu ainda que a TAP chegou a fazer manutenção para outras companhias aéreas, um serviço que, atualmente, não consegue prestar.

"De há muito tempo a esta parte, basicamente, fazíamos [manutenção] para a SATA, e, neste momento, até para essa companhia aérea, que é nacional também, está difícil de fazer, porque se não conseguimos fazer para a nossa frota, muito menos conseguimos fazer para a frota de terceiros", acrescentou Paulo Manso, considerando que se trata de uma "perda de receita para a TAP e até para o próprio país".

A Lusa contactou a TAP para esclarecimentos sobre o assunto, não obtendo resposta, até ao momento.

MPE // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.