Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês
| Norte
Porto Canal

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Em meados de abril, fonte da Metro do Porto tinha adiantado à Lusa que a abertura da extensão seria feita "entre o final de abril e o início de maio". Agora, o presidente da empresa adiantou que as condições para inaugurar o troço que vai ligar Santo Ovídio a Vila d’Este estarão reunidas “em menos de um mês”.

Tiago Braga disse esta quarta-feira que os ensaios dos veículos já foram concluídos, estando neste momento em curso a formação dos maquinistas. “O que nos falta fazer não demora mais de um mês”, informou o presidente da Metro do Porto.

Os testes que começaram em inícios de abril incluíram ensaios de carga ao viaduto, “para verificarmos se o viaduto resistia”, disse Tiago Braga, como também ensaios de ventilação em caso de incêndios.

Os relatórios dos ensaios já realizados foram entregues a uma entidade certificadora, cuja análise vai “demorar cerca de um mês”, adiantou o presidente da empresa.

A operação comercial vai arrancar com uma oferta de 14 veículos por hora e sentido até Santo Ovídio e sete veículos por hora e sentido até Vila d’Este, confirmou esta quarta-feira Tiago Braga aos jornalistas.

Depois, a partir do horário de inverno, em setembro, “em função daquilo que vai ser a procura”, refere o presidente da Metro do Porto, a frequência pode passar a 16 veículos por hora e sentido até Santo Ovídio e oito até Vila d’Este em horas de ponta.

Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela até Vila d'Este incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Em Santo Ovídio, a atual estação da Linha Amarela vai ainda ter ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio, cuja rotunda deverá ser transformada numa praça.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.