Aliados abrem ao trânsito a tempo do São João e Linha Rosa fica pronta em julho de 2025

Aliados abrem ao trânsito a tempo do São João e Linha Rosa fica pronta em julho de 2025
| Porto
João Nogueira

Foi através de abraços e palmas que vários elementos da obra da Linha Rosa da Metro do Porto festejaram a conclusão da escavação do primeiro túnel daquele traçado. Mas os automobilistas também têm motivos para festejar. Segundo o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, a Avenida dos Aliados devem abrir a tempo das festividades do São João para o trânsito rodoviário e, no final do ano, desaparecerão todos os estaleiros de obra à superfície. Tiago Braga apontou ainda o arranque da operação daquela linha para junho de 2025.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


“Nós temos um compromisso de curto prazo. Antes do São João temos que ter a praça, a ligação entre a Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade e a Praça Almeida Garrett, totalmente aberta para o trânsito rodoviário funcionar como sempre funcionou”, expôs Tiago Braga aos jornalistas.

O alívio parcial na Avenida dos Aliados é estimado para 23 junho, compromisso dado pelo presidente da Metro do Porto ao executivo municipal em reunião privada que aconteceu em janeiro.

Mas no final do ano a superfície já não deverá ter vestígios de obra: “Nessa altura, a única intervenção que nós teremos é na zona da Rua da Madeira, porque estaremos a concluir as galerias de acesso a partir da estação de São Bento à nossa estação”, declarou o presidente do conselho de administração da Metro do Porto.

“A última intervenção que existirá da empreitada na Avenida dos Aliados,e Janeiro, será a reposição do elétrico, porque dependerá das galerias de acesso à Rua da Madeira e à estação de São Bento”, confirmou ainda Tiago Braga.

A Metro do Porto finalizou esta quarta-feira a escavação do primeiro túnel da futura Linha Rosa, entre a Praça da Liberdade e o Jardim do Carregal, ao lado do Hospital Santo António.

"Este é o primeiro tramo, um tramo de cerca de 580 metros entre o Hospital Santo António e aqui a Praça da Liberdade. Seguir-se-ão mais dois tramos, entre o Jardim do Carregal/Hospital Santo António e a Galiza, que nós estimamos conseguir fazer o varamento até ao final do mês de junho, e depois, mais para a frente, entre outubro e novembro, o tramo entre a Galiza e a Casa da Música", disse aos jornalistas o presidente da Metro do Porto.

A Linha Rosa vai ligar São Bento à Casa da Música, com ligação às atuais estações de metro, e terá estações intermédias no Hospital de Santo António e Praça da Galiza.
Tiago Braga admitiu ainda que obras deste tipo "causam sempre muitos atritos do ponto de vista daquilo que é o cronograma" inicial, incluindo "atrasos", prevendo-se que a linha esteja operacional em final de julho de 2025.

+ notícias: Porto

Moreira não quer "perder mais tempo" com metrobus e sugere que tema fique para o próximo executivo

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou esta segunda-feira, durante a reunião pública do executivo municipal, que escreveu uma carta ao ministro das Infraestruturas a sugerir que o arranque da operação do metrobus seja tratado apenas pelo próximo executivo, que será eleito nas eleições autárquicas deste ano, em outubro. Em causa está a assinatura do protocolo entre as entidades e a chegada dos veículos ainda no atual mandato.

 

Vereador do Urbanismo do Porto diz que torres na Nun'Álvares são alvo de "desinformação e populismo"

O vereador com o pelouro do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, considerou esta segunda-feira que a discussão sobre as torres que poderão nascer junto à futura Avenida Nun’Álvares tem sido alvo de “desinformação, populismo e demagogia”.

Estudo de faculdade do Porto revela que expor crianças a microplásticos prejudica a sua tiroide e o seu desenvolvimento

A exposição a plastificantes e microplásticos constitui um perigo para o normal funcionamento da tiroide e um risco para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).