Quais são e onde ficam os edifícios mais altos do Porto?

Quais são e onde ficam os edifícios mais altos do Porto?
Ilustração: Porto Canal.
| Porto
Pedro Benjamim

A Avenida Fernão de Magalhães vai ser o centro dos ‘arranha-céus’ no Porto. Atualmente com dois dos edifícios mais altos da cidade, é por lá que irá nascer o terceiro, que deve começar a ser construído na segunda metade do ano, confirmou o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

O edifício terá uma altura de cerca de 80 metros, aponta Aniceto Viegas, CEO da Avenue, sendo o mais alto da cidade do Porto. A estrutura vai nascer precisamente ao lado daquele que é – por enquanto – o edifício mais alto da cidade, o Hotel Vila Galé, construído em 1999, que conta com 76 metros de altura.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

No ranking dos edifícios mais altos da cidade está também a Torre do Foco que, apesar de ter mais um andar que o Hotel Vila Galé, tem menos um metro de altura (75 metros). Na rua Eugénio de Castro, na zona da Boavista, o edifício de 1978 figura ainda entre os mais altos da cidade.

O Hotel Dom Henrique, na Rua do Bolhão, é também um dos edifícios mais altos da cidade. O edifício no ‘coração’ do Porto, mede 72 metros, e ficou terminado em 1973.

Também na Avenida Fernão de Magalhães, que terá três dos cinco edifícios mais altos da cidade, foi construída em 1999 a Torre das Antas, com uma altura de 70 metros. Pensada para albergar escritórios, comércio e a Loja do Cidadão, o edifício figura entre os mais altos do Porto.

Apesar de não ser um edifício residencial, preparado para receber dormidas, ou de serviços, também a Torre dos Clérigos é dos edifícios mais altos da cidade. O arquiteto Nicolau Nasoni desenhou a torre sineira que marca presença assídua no skyline do Porto, desde 1763. Tem mais de 75 metros e é dos edifícios mais emblemáticos da cidade, tal como a torre do relógio da Câmara Municipal do Porto, com 70 metros.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto inaugura parque em Campanhã e destaca reabilitação de mais 30 hectares de espaços verdes

O vice-presidente da Câmara do Porto destacou este sábado que na última década foram reabilitados 77 hectares de espaços verdes na cidade, a que se somam mais 30 hectares em curso.

Milhares de pessoas saíram à rua no Porto para reivindicar direito à habitação

Cerca de cinco mil pessoas manifestaram-se este sábado na Praça da Batalha, Rua de Santa Catarina e Aliados, no Porto, para reivindicar o direito à habitação, entoando palavras de ordem como “Paz, pão, saúde, habitação”.

“A habitação é um direito, sem ela nada feito”. Porta a Porta exige casas acessíveis

A porta-voz do movimento Porta a Porta disse este sábado que a principal reivindicação dos milhares de manifestantes que este sábado saíram às ruas em Portugal é o direito a habitação digna e que seja possível pagar a renda.