Quais são e onde ficam os edifícios mais altos do Porto?

Quais são e onde ficam os edifícios mais altos do Porto?
Ilustração: Porto Canal.
| Porto
Pedro Benjamim

A Avenida Fernão de Magalhães vai ser o centro dos ‘arranha-céus’ no Porto. Atualmente com dois dos edifícios mais altos da cidade, é por lá que irá nascer o terceiro, que deve começar a ser construído na segunda metade do ano, confirmou o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

O edifício terá uma altura de cerca de 80 metros, aponta Aniceto Viegas, CEO da Avenue, sendo o mais alto da cidade do Porto. A estrutura vai nascer precisamente ao lado daquele que é – por enquanto – o edifício mais alto da cidade, o Hotel Vila Galé, construído em 1999, que conta com 76 metros de altura.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

No ranking dos edifícios mais altos da cidade está também a Torre do Foco que, apesar de ter mais um andar que o Hotel Vila Galé, tem menos um metro de altura (75 metros). Na rua Eugénio de Castro, na zona da Boavista, o edifício de 1978 figura ainda entre os mais altos da cidade.

O Hotel Dom Henrique, na Rua do Bolhão, é também um dos edifícios mais altos da cidade. O edifício no ‘coração’ do Porto, mede 72 metros, e ficou terminado em 1973.

Também na Avenida Fernão de Magalhães, que terá três dos cinco edifícios mais altos da cidade, foi construída em 1999 a Torre das Antas, com uma altura de 70 metros. Pensada para albergar escritórios, comércio e a Loja do Cidadão, o edifício figura entre os mais altos do Porto.

Apesar de não ser um edifício residencial, preparado para receber dormidas, ou de serviços, também a Torre dos Clérigos é dos edifícios mais altos da cidade. O arquiteto Nicolau Nasoni desenhou a torre sineira que marca presença assídua no skyline do Porto, desde 1763. Tem mais de 75 metros e é dos edifícios mais emblemáticos da cidade, tal como a torre do relógio da Câmara Municipal do Porto, com 70 metros.

+ notícias: Porto

Associação Campo Aberto considera projeto para o Aleixo no Porto “desmesurado e desconexo”

A associação ambientalista Campo Aberto considerou esta terça-feira o projeto apresentado para a Unidade de Execução do Aleixo, no Porto, “desmesurado, frio e desconexo”, apelando ao presidente da câmara que tenha "bom senso e coragem” para o parar.

Centro da AIMA no Porto atende cerca de mil pessoas por dia

O secretário de Estado Adjunto da Presidência avançou que a capacidade de atendimento da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) passou de 800 atendimentos por dia, para cerca de 6.000 mil atendimentos por dia. No Porto, o centro de atendimento abriu no início de novembro e atende cerca de mil pessoas por dia.

Quinta do Mitra no Porto terá de ser demolida devido à linha de alta velocidade

A Quinta do Mitra, situada em Campanhã e reabilitada há mais de um ano fruto de um investimento de 1,2 milhões de euros, vai ter de ser demolida devido à alta velocidade, avançou a Câmara do Porto.