Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano
| Porto
Pedro Benjamim

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Aniceto Viegas afirma que conta que a licença seja emitida em junho, o que irá permitir o avançar do novo projeto que a Avenue pensou para aquele terreno e que terá assinatura do

A nova infraestrutura, um edifício com 25 pisos, irá nascer num terreno com 11.800m2.

Futuro passa por habitação e escritórios

Como o Porto Canal avançou em fevereiro, o edifício na Avenida Fernão de Magalhães, já não terá um hotel. O novo projeto, já sob a alçada da Avenue, arrancou com as obras de preparação no final de 2023. “Havia ali uma estrutura muito antiga que tinha de ser demolida”, apontava o CEO da Avenue.

O edifício tem previstos 23 pisos acima do solo e dois subterrâneos. “No total são cerca de 25 pisos. Teremos essencialmente nos pisos superiores habitação e na cota mais baixa serão escritórios”, apontava Aniceto Viegas.

A principal oferta habitacional no novo edifício na Avenida de Fernão de Magalhães estará dedicada a unidades mais pequenas. “O nosso objetivo é focarmo-nos muito em T0, T1 e T2”, no entanto haverá ainda alguns T3, mas o que predominará serão os T1 e T2”, referia Aniceto Viegas ao Porto Canal em fevereiro.

Gisberta Salce Júnior

O terreno, a poucos metros de distância do Campo 24 de Agosto, vive na memória dos portuenses, depois do trágico acontecimento de 2006, quando já estava erguida a estrutura de betão. A 22 de fevereiro um grupo de jovens matou Gisberta Salce Júnior, que era vítima de repetida violência. Aos 45 anos fora encontrada num poço sem vida.

No final de janeiro deste ano a Câmara do Porto aprovou por unanimidade a atribuição de uma rua a Gisberta Salce Júnior, na freguesia do Bonfim.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).