Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano
| Porto
Pedro Benjamim

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Aniceto Viegas afirma que conta que a licença seja emitida em junho, o que irá permitir o avançar do novo projeto que a Avenue pensou para aquele terreno e que terá assinatura do

A nova infraestrutura, um edifício com 25 pisos, irá nascer num terreno com 11.800m2.

Futuro passa por habitação e escritórios

Como o Porto Canal avançou em fevereiro, o edifício na Avenida Fernão de Magalhães, já não terá um hotel. O novo projeto, já sob a alçada da Avenue, arrancou com as obras de preparação no final de 2023. “Havia ali uma estrutura muito antiga que tinha de ser demolida”, apontava o CEO da Avenue.

O edifício tem previstos 23 pisos acima do solo e dois subterrâneos. “No total são cerca de 25 pisos. Teremos essencialmente nos pisos superiores habitação e na cota mais baixa serão escritórios”, apontava Aniceto Viegas.

A principal oferta habitacional no novo edifício na Avenida de Fernão de Magalhães estará dedicada a unidades mais pequenas. “O nosso objetivo é focarmo-nos muito em T0, T1 e T2”, no entanto haverá ainda alguns T3, mas o que predominará serão os T1 e T2”, referia Aniceto Viegas ao Porto Canal em fevereiro.

Gisberta Salce Júnior

O terreno, a poucos metros de distância do Campo 24 de Agosto, vive na memória dos portuenses, depois do trágico acontecimento de 2006, quando já estava erguida a estrutura de betão. A 22 de fevereiro um grupo de jovens matou Gisberta Salce Júnior, que era vítima de repetida violência. Aos 45 anos fora encontrada num poço sem vida.

No final de janeiro deste ano a Câmara do Porto aprovou por unanimidade a atribuição de uma rua a Gisberta Salce Júnior, na freguesia do Bonfim.

+ notícias: Porto

Porto eleito distrito português com melhor sentido de humor

O Porto foi eleito o distrito português com os habitantes mais bem humorados, de acordo com dados recolhidos pela Preply. O estudo avaliou as regiões com as pessoas com melhor sentido de humor dentro e fora de Portugal, apurando também os temas que mais gargalhadas “arrancam” aos portugueses. Nandinha da Sé é um dos rostos que há muitos anos anima a rua de Santa Catarina e um exemplo do bom humor portuense.

Porto avança com plano para integrar migrantes, três semanas após ter chumbado proposta

A Câmara Municipal do Porto vai avançar com a criação de um Plano Municipal para a Integração de Migrantes. O anúncio surge semanas depois de uma proposta para a criação de um plano, apresentada pelo Bloco de Esquerda, ter sido chumbada pelos vereadores do movimento de Rui Moreira.

Radar de velocidade na VCI desde 2022 só agora vai entrar em funcionamento

Em novembro de 2022 o Porto Canal noticiou em primeira mão a instalação na A20, ao quilómetro 9.8, de um radar de velocidade cujo funcionamento nunca foi confirmado pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária. Esta terça-feira, um ano e oito meses depois, a ANSR anunciou que o equipamento vai passar a estar ativo a partir de 6 de julho.