PSP faz buscas no Sindicato dos Enfermeiros no Porto visando anterior presidente

PSP faz buscas no Sindicato dos Enfermeiros no Porto visando anterior presidente
| Porto
Porto Canal/Agências

A PSP está a realizar esta quarta-feira buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, Pedro Costa é suspeito de usar “milhares de euros” do SE “em proveito próprio”, nomeadamente em despesas pessoais e através de levantamentos com cartão bancário.

Segundo uma reportagem da RTP, emitida em abril deste ano, o ex-presidente do SE ter-se á apropriado de cerca de 40 mil euros da estrutura sindical, através de levantamentos em numerário com o cartão bancário do sindicato e do pagamento de despesas pessoais.

A notícia das buscas foi avançada inicialmente pelo Jornal de Notícias ‘online’, dizendo que o antigo dirigente sindical é suspeito da prática do crime de abuso de confiança, por, alegadamente, ter gastado dinheiro da estrutura sindical em proveito próprio.

A Lusa tentou contactar Pedro Costa, assim como o atual presidente do SE, mas, até ao momento, não foi possível.

O inquérito é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto.

+ notícias: Porto

Obras de 3,5 milhões de euros fecham Mosteiro de São Bento da Vitória no Porto até junho

O Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, encerrou na terça-feira para obras de requalificação, previstas até junho, num investimento aproximado de 3,5 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o Teatro Nacional São João (TNSJ).

Grupo de trabalho estuda portagens ou proibição de pesados na VCI no Porto

Um grupo de trabalho do Conselho Metropolitano do Porto está a estudar a possibilidade de cobrar portagens a pesados ou proibir a sua passagem na VCI para complementar a isenção de portagens na CREP, revelou Pedro Duarte.

Câmara do Porto aprova redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

A Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira, com a abstenção do vereador do Chega, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).