Quantos burros há no mundo?
Porto Canal
Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?
Estima-se que existão mais de 40 milhões de burros no mundo, sobretudo em países em desenvolvimento, onde ainda são ainda são símbolo de força de carga, de transporte de pessoas ou bens essenciais e motor de trabalho para a produção de alimentos. Até 2006, terão sido registados cerca de 41 milhões.
Ver esta publicação no Instagram
E em Portugal?
De acordo com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), em 2002, ano em que foi realizado o primeiro censo para apurar o efetivo do Burro de Miranda, existiam 930 fêmeas e apenas 20 machos reprodutores, em Portugal, números que colocaram o animal na lista dos ameaçadas de extinção.
Contudo, a entidade faz um “balanço muito positivo” dos últimos anos em que verificaram “um aumento significativo de nascimentos”. De 2002 para 2017, registaram-se 110 nascimentos. A AEPGA justifica o crescimento com a mudança de atitude da comunidade, face ao animal que “é cada vez mais olhado com carinho e respeito”.
Em 2005 foi lançada uma Campanha de Apadrinhamento do Burro de Miranda, em prol da manutenção e valorização desta raça. A iniciativa criada pela AEPGA dispõe de diferentes apadrinhamentos, cujos valores rondam entre os 30 e os 50 euros, por ano. Só em 2023 foram apadrinhados mais de três mil animais.