Câmara considera fecho de urgência de obstetrícia de Braga "preocupante" e pede resolução

Câmara considera fecho de urgência de obstetrícia de Braga "preocupante" e pede resolução
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara Municipal de Braga considerou hoje "extremamente preocupante" o fecho da urgência de obstetrícia do hospital local por 24 horas e exige a resolução permanente deste problema.

"Considera-se, pois, extremamente preocupante o episódio a que se assiste de um anúncio de encerramento, ainda que temporário, como se espera, de um serviço de vital importância para toda a população", refere a autarquia, em comunicado.

O Hospital de Braga confirmou hoje que vai fechar domingo, e durante 24 horas, a urgência de obstetrícia "pela impossibilidade de completar escalas", mas garante que "está a trabalhar" para que "a resposta seja garantida" junto de outras unidades, depois da situação ter sido denunciada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Apesar de salientar que esta não é uma matéria de intervenção ou gestão direta sua, o município salienta não poder deixar de exigir a resolução permanente deste problema, pedindo medidas conducentes à identificação de uma solução através do diálogo entre a administração do Hospital de Braga, a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde.

"Na verdade, requer-se uma clarificação por parte do Ministério da Saúde das dotações necessárias ao nível dos recursos humanos que garantam o pleno e seguro funcionamento destes serviços de saúde nos hospitais", salienta.

E, acrescenta a autarquia, caso se confirme a insuficiência de recursos humanos a tutela deve dotar os hospitais em que se verifica esta carência, como o de Braga, dos meios necessários.

Na nota de imprensa, a autarquia realça ainda que, dentro das "legítimas aspirações" de valorização profissional, os responsáveis dos sindicatos e da Ordem dos Médicos não devem, nunca, colocar em causa a prestação de cuidados de saúde às populações.

"Recorde-se que o Hospital de Braga foi recentemente `renacionalizado´. Considera-se que, caso a parceria público-privada estivesse ainda em vigor, os mecanismos de negociação e as balizas de enquadramento legal porventura a estabelecer entre instituições para resolução deste problema seriam seguramente outras, que a atual administração não tem certamente", vinca.

O município indica que o Hospital de Braga serve, atualmente, uma área direta de cerca de 300.000 utentes.

Os problemas de falta de médicos para assegurar as escalas de urgência estendem-se a outros hospitais do país, nomeadamente da região de Lisboa e Vale do Tejo.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.