Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga encerrada entre domingo e segunda-feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado entre as 08:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, anunciou hoje a unidade de saúde.

Num comunicado, o hospital precisa que o encerramento se deve à "impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias".

"O conselho de administração ressalva que envida diariamente todos os esforços com a finalidade de, sobretudo, manter assegurada a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região", refere o comunicado.

O hospital reforça que está a "trabalhar de forma articulada com outros hospitais da região para que a resposta aos utentes seja garantida pela rede de instituições do Serviço Nacional de Saúde".

Em caso de urgência, a unidade pede aos utentes para contactarem a Linha SNS 24 - 808 24 24 24 e para se dirigirem a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo.

"Em casos de maior complexidade, os utentes devem dirigir-se ao Centro Hospitalar de São João", refere ainda o comunicado.

Esta é quarta vez na última semana e meia que o Hospital de Braga encerra as urgências das duas especialidades por 24 horas, com o mesmo motivo.

Nas últimas semanas, vários serviços de urgência destas especialidades e blocos de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

+ notícias: Norte

Comissão de Avaliação dá luz verde à mina de lítio em Montalegre

A Lusorecursos Portugal Lithium confirmou, esta quarta-feira, um parecer favorável por parte da Comissão de Avaliação da Mina do Romano, que dá luz verde à exploração mista de lítio (céu aberto e subterrânea) em Montalegre.

Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões passa a ser gerido pela administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assume, a partir desta quarta-feira, a gestão da infraestrutura ferroviária que serve o Porto de Leixões, anteriormente tutelada pela IP.

Homem encontrado morto em casa em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) de Viana do Castelo está a investigar as causas da morte de um homem de 60 anos encontrado morto hoje na casa onde residia, na freguesia da Meadela, disse fonte policial.