Covid-19: Proteção Civil distrital pede fecho das fronteiras de Bragança

Covid-19: Proteção Civil distrital pede fecho das fronteiras de Bragança
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança decidiu hoje recomendar ao Governo o encerramento e controlo das fronteiras do distrito para controlo e contenção da pandemia Covid-19.

De Vinhais, a norte, a Freixo de Espada à Cinta, no sul, a maior parte do território deste distrito faz fronteira com Espanha e regista um movimento considerável em ambos os sentidos, nomeadamente de turistas que ao fim de semana visitam o lado português e portugueses que vão a Espanha fazer compras e abastecer o depósito de combustível.

Além daqueles que foram os pontos de controlo de fronteira oficiais, nomeadamente em Quintanilha (Bragança), Vimioso, Bemposta (Mogadouro), Miranda do Douro ou Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança existem vários outros pontos de entrada.

A Comissão Distrital de Proteção Civil dá conta, em comunicado, que reuniu hoje extraordinariamente para fazer um ponto da situação e concluiu que, depois das medidas adotadas pelas diferentes entidades regionais, como o cancelamento de eventos e encerramento de equipamentos, "não se verificam, neste momento, condições que conduzam à necessidade de acionamento do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Bragança".

No entanto, a Comissão Distrital de Proteção Civil "decidiu por unanimidade recomendar ao Governo o encerramento e controlo das fronteiras do distrito de Bragança" e "que considere a possibilidade de condicionar o atendimento ao público, com a exceção de casos de extrema urgência, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), pela sua exponencial exposição no atendimento de utentes de várias nacionalidades e de vários pontos do país".

Este organismo distrital recomenda também "ao Ministério da Cultura o encerramento ao público de todos os espaços e equipamentos da sua área de responsabilidade pelo período em que o estado de alerta vigorar". Recomenda ainda a todos os restaurantes, cafés e bares do distrito de Bragança a redução do horário no período noturno, que não deverá ir além das 22:00.

Das decisões tomadas nesta reunião será dado conhecimento ao secretário de Estado da Administração Interna.

A Proteção Civil lembra que a grande arma para combater esta pandemia é o resguardo e as pessoas ficarem em casa e evitarem os contactos sociais que propiciem a propagação da doença, assim como seguirem as recomendações das autoridades nacionais.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de COVID-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 143 mil pessoas, com casos registados em mais de 135 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).