Covid-19: Governo da Madeira alerta para notícias falsas que visam lançar pânico

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 15 mar 2020 (Lusa) -- O Governo da Madeira alertou para a divulgação de notícias falsas sobre o surto de Covid-19 na região que apenas pretendem "lançar o pânico entre a população" e admitiu agir judicialmente nestes casos.

Uma nota divulgada sábado na região pela vice-presidência do Executivo madeirense alerta para "a publicação de notícias falsas partilhadas nas redes sociais, que pretendem apenas aproveitar-se do atual momento para lançarem o pânico entre a população".

No mesmo documento, destaca-se que "a única informação oficial sobre o Covid-19 está a ser feita através dos canais próprios", nomeadamente a "autoridade de saúde regional", que é o Instituto de Saúde da Madeira.

No entender do Governo madeirense "qualquer outra proveniência com informação duvidosa, só poderá ser entendida como uma tentativa de lançar o pânico".

Considera-se que este tipo de informação falsa difundida "em nada ajuda para o clima de serenidade que se impõe neste momento para as famílias madeirenses e porto-santenses".

Por isso, "independentemente dos procedimentos, inclusive judiciais, que o Governo Regional possa desencadear", apelou à população do arquipélago que "esteja alerta a estas situações e a fazer fé apenas na informação oficial que é feita diariamente".

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, acompanhado por outros elementos do Executivo insular, tem dado uma conferência de imprensa diária para fazer o ponto da situação face à pandemia de Covid-19.

Também ao final da tarde, um responsável do Instituto de Saúde da Madeira (Iasaúde) tem apresentado todos os dias o relatório clínico dos casos suspeitos e resultados das análises efetuadas.

Até ao momento, dos 17 casos suspeitos, 15 deram negativos e dois aguardam o resultado das análises e, sábado, não havia qualquer caso oficialmente confirmado na Região Autónoma da Madeira.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

 

AMB // JMC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.