Grécia: Lideres da UE estão conscientes da importância de acordo no sábado

| Mundo
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 26 jun (Lusa) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje que os líderes europeus estão conscientes da importância de ser alcançado um acordo sobre a Grécia no próximo sábado, pois conhecem a gravidade da situação e eventuais consequências.

Na conferência de imprensa no final da primeira sessão de trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, concluída já de madrugada, Tusk apontou que houve "uma longa discussão" sobre a Grécia - depois de mais um Eurogrupo inconclusivo realizado ao início da tarde de quinta-feira -, e há noção, no seio do Conselho, de que é urgente um acordo.

O presidente do Conselho adiantou que os líderes consideraram que não há necessidade de uma nova cimeira de líderes da zona euro nos próximos dias - depois daquela já celebrada na segunda-feira -, até porque esperam que seja fechado um acordo entre a Grécia e as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na nova reunião do Eurogrupo prevista para o próximo sábado.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por seu turno, lamentou o "método de trabalho" que tem vindo a ser utilizado nas negociações - com sessões ao longo da madrugada -, comentando que "quando se está fatigado não se tomam boas decisões".

ACC/IM (IG) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.