Info

Grécia: Lideres da UE estão conscientes da importância de acordo no sábado

| Mundo
Fonte: Agência Lusa
Bruxelas, 26 jun (Lusa) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje que os líderes europeus estão conscientes da importância de ser alcançado um acordo sobre a Grécia no próximo sábado, pois conhecem a gravidade da situação e eventuais consequências.

Na conferência de imprensa no final da primeira sessão de trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, concluída já de madrugada, Tusk apontou que houve "uma longa discussão" sobre a Grécia - depois de mais um Eurogrupo inconclusivo realizado ao início da tarde de quinta-feira -, e há noção, no seio do Conselho, de que é urgente um acordo.

O presidente do Conselho adiantou que os líderes consideraram que não há necessidade de uma nova cimeira de líderes da zona euro nos próximos dias - depois daquela já celebrada na segunda-feira -, até porque esperam que seja fechado um acordo entre a Grécia e as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) na nova reunião do Eurogrupo prevista para o próximo sábado.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por seu turno, lamentou o "método de trabalho" que tem vindo a ser utilizado nas negociações - com sessões ao longo da madrugada -, comentando que "quando se está fatigado não se tomam boas decisões".

ACC/IM (IG) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Portugueses no Norte de Itália relatam situações de pânico

Itália é o país europeu com maior número de infetados, sendo que onze pessoas já morreram. Os portugueses que vivem no Sul do país dizem não sentir os efeitos do vírus mas, a Norte falam em situações de pânico e muitas restrições.

Automóvel atropela desfile de Carnaval na Alemanha, vários feridos

Um automóvel avançou hoje sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro da Alemanha, fazendo vários feridos, segundo a polícia.

Covid-19: Anunciada segunda morte em Itália. 50.000 pessoas estão em quarentena

Uma segunda pessoa, com coronavírus Covid-19, morreu hoje em Itália, onde foram identificados mais de 30 casos de contaminação até agora, dos quais 25 casos na Lombardia (região de Milão), anunciaram agências de notícias italianas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.