Estratégia política do Governo grego inclui “piropos”

| Política
Porto Canal (DYC)

O ministro da presidência, Luís Marques Guedes, considerou esta quinta-feira que o Governo grego tem dirigido “piropos” a Portugal.

Luís Marques Guedes diz que o Governo de Alexis Tsipras tem dirigido “piropos” a Portugal e outros países do sul da Europa como parte da sua estratégia política, e manifestou dúvidas quanto à sua eficácia. "É a estratégia política que o Governo grego está a seguir. Veremos qual é o resultado", afirmou o ministro da presidência.

"Posso achar, neste ou naquele momento, que são de mau gosto, mas compreendo que faz parte de uma política”, acrescentou Luís Marques Guedes no final do Conselho de Ministros.
Questionado acerca dos acontecimentos dos últimos dias, o ministro não quis fazer nenhum comentário sobre as negociações que estão a decorrer entre a Grécia e os credores. "A decisão relativamente ao problema grego é uma decisão europeia. Não é uma decisão individual de nenhum país em particular, e seguramente não do nosso país em concreto", justificou.

Marques Guedes disse apenas que o Governo português está "empenhado numa boa solução que poupe o povo grego a mais provações do que aquelas que já tem tido", mas dentro das "regras de participação da zona euro". "O Governo português continua obviamente empenhado e esperançado em que se encontre uma solução que seja boa para a Grécia e boa para a Europa", acrescentou.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.