Bundesbank diz que BCE não deve financiar a Grécia

Bundesbank diz que BCE não deve financiar a Grécia
| Política
Porto Canal com Lusa

O Banco Central Europeu (BCE) não deve resolver as necessidades de financiamento da Grécia, mesmo na hipótese de um acordo entre Atenas e os credores, considerou hoje o presidente do Bundesbank, banco central alemão.

"Devia ser claro para todas as partes envolvidas nas atuais negociações que o Eurosistema (rede de bancos centrais da zona euro) não deve preencher as necessidades de financiamento da Grécia, mesmo em antecipação de um futuro desbloqueio de dinheiro", declarou Jens Weidmann, num discurso em Frankfurt.

Devido às dificuldades financeiras que atravessa, a Grécia tem estado afastada dos mercados e depende dos seus bancos para financiamento.

Mas, os bancos gregos também não podem financiar-se através de operações normais de refinanciamento do BCE, desde que em fevereiro a instituição liderada por Mario Draghi deixou de aceitar dívida grega como garantia.

Enquanto não há acordo entre a Grécia e os credores sobre as reformas que o país deve fazer em troca de financiamento, o BCE tem garantido liquidez aos bancos gregos através de uma linha de financiamento de emergência (ELA), que tem vindo a aumentar regularmente.

Para Weidmann, "isso suscita dúvidas quanto à solidez financeira" dos bancos gregos, fragilizados com o levantamento de depósitos suscitado pelas inquietações quanto ao futuro do país.

"Se os bancos, que perderam o acesso aos mercados, compram dívida de um país que está fora do mercado, o recurso à ELA levanta sérias preocupações de financiamento monetário", apontou o responsável alemão, em alusão ao mandato do BCE que o proíbe de financiar diretamente os Estados.

Segundo Jens Weidmann, "os bancos que recebem financiamento da ELA devem ser incitados a fazer urgentemente tudo o que for possível para melhorar a sua liquidez e impedi-los de a agravar com a compra de títulos do tesouro gregos" que não encontram outros compradores no mercado atualmente.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.