Líderes europeus concluem hoje cimeira ainda sem acordo sobre a Grécia

| Economia
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 26 jun (Lusa) - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas no segundo e último dia de uma cimeira ensombrada pelo impasse em torno da Grécia, a poucos dias da data limite para um acordo.

Embora as negociações sobre o programa de assistência à Grécia não constem da agenda oficial de trabalhos do Conselho Europeu - centrada na questão do acolhimento de refugiados e no aprofundamento da união económica e monetária -, todas as atenções estão focadas no "braço de ferro" entre o governo grego e os credores, que, apesar de sucessivas reuniões, não conseguiram ainda alcançar um compromisso que afaste o cenário de incumprimento grego e da saída da Grécia da zona euro, a chamada "Grexit".

Ao longo da semana já se realizaram três reuniões dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) e uma cimeira de líderes da zona euro, todas elas inconclusivas, e não será certamente neste segundo dia do Conselho Europeu que será encontrada uma solução, agora adiada para o fim-de-semana.

Além de prosseguirem ainda as discussões técnicas entre as autoridades gregas e as instituições, os chefes de Estado e de Governo decidiram deixar a cargo dos ministros das Finanças uma decisão quando as conversações terminarem, tendo vários líderes afirmado já de madrugada, após o primeiro dia de trabalhos, que será a nova reunião do Eurogrupo prevista para sábado que será "crucial".

O encontro de ministros das Finanças de sábado é considerado a derradeira oportunidade para um acordo, pois na terça-feira expira o atual programa de assistência à Grécia e essa é também a data em que Atenas deve imperiosamente pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

ACC/IM/IG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.