Grécia: "É preciso que se chegue a acordo no sábado", diz Dijsselbloem

| Economia
Porto Canal / Agências
Atenas, 26 jun (Lusa) -- Um acordo entre a Grécia e os seus credores, que poderá evitar o incumprimento financeiro, deverá ser encontrado no sábado para de seguida poder ser aprovado pelos parlamentos nacionais, disse hoje o líder do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"Temos de encontrar uma solução amanhã [sábado] pela simples razão de que precisa ser aprovado pelos parlamentos: primeiro o Parlamento grego e, em seguida, pelos parlamentos dos vários Estados-membros", defendeu aos Dijsselbloem, em declarações aos jornalistas em Haia.

O Eurogrupo volta a reunir-se, em Bruxelas, no sábado às 17:00 (16:00 em Lisboa) para uma nova ronda de negociações sobre a questão da Grécia, noticiou hoje a AFP, citando fonte comunitária.

Esta reunião - a quarta na mesma semana e quinta em dez dias - tem lugar a três dias do final do prazo para o pais receber ajuda financeira e pagar ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Basicamente, a única coisa de que precisamos é de um acordo que permita à Grécia a recuperação, e isso exige que sejam feitas várias ações, mais do lado das reformas do que dos cortes no orçamento", acrescentou Jeroen Dijsselbloem.

Se houver entendimento na reunião de sábado dos ministros das Finanças da zona euro, as medidas acordadas entre Atenas e os credores devem ir ao Parlamento grego na segunda-feira, a tempo de estarem aprovadas até terça-feira, data em que termina a extensão do atual programa de resgate e é libertada uma verba de 7,2 mil milhões de euros e quando a Grécia tem de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI.

As fontes do Governo grego afirmaram estar convencidas de que o Parlamento aprovará o plano com o apoio dos deputados dos dois partidos que suportam a coligação governamental: o Syriza e os Gregos Independentes.

Caso não haja acordo no Eurogrupo deste sábado, deverá haver uma cimeira de emergência sobre a Grécia no domingo

RCP (IG/ACC/IM) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.