Porto intransitável. Obras, acidentes e engarrafamentos deixam cidade em ‘estado de sítio’

Porto intransitável. Obras, acidentes e engarrafamentos deixam cidade em ‘estado de sítio’
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O trânsito na cidade do Porto esteve, na manhã desta terça-feira, muito congestionado, devido a várias ocorrências. Um automóvel foi consumido pelas chamas na VCI, sentido Norte-Sul, antes da saída para o Campo Alegre.

Desde as primeiras horas da manhã foram registados mais de 20 acidentes, que deixaram a cidade intransitável.

Esta segunda-feira as vias de acesso ao grande Porto voltam a apresentar trânsito bastante congestionado. A circulação fazia-se de forma lenta em vários pontos, provocado, sobretudo, por um acidente na A20 e outro na A28. Um camião que transportava ligeiros capotou cortando a circulação no sentido Porto – Viana do Castelo.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Em outubro de 2022, era noticiado que a cidade do Porto teve uma taxa de congestionamento em tempo real de 108%. Os dados do índice de Tráfego da Tomtom eram relativos a setembro focando-se no início do ano letivo, bem como regresso ao trabalho, que se tornou o valor mais elevado entre as principais cidades europeias.

Atualmente o Porto é a terceira cidade portuguesa com mais trânsito, de acordo com o ranking de Tráfego (atrás do Funchal e de Lisboa), que calcula o tempo necessário para uma viagem de 10 quilómetros. Segundo o ranking são necessários 15 minutos e 50 segundos para percorrer o percurso, mais 20 segundos que em 2022. A nível europeu, o Porto ocupa o 145º lugar, que se transforma na posição 204 entre as cidades mundiais.

Um relatório de tráfego disponível no sítio oficial do Instituto de Mobilidade dos Transportes (IMTT), demonstra que o tráfego na VCI, entre abril a junho de 2023, cresceu face a igual período de 2022.

Em entrevista ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, reconhecia que o elevado trânsito na VCI é um problema, sendo que a via pode transformar-se “numa trombose da cidade, sendo que toda a capilaridade do Porto fica afetada por isso,” afirmava o autarca.

+ notícias: Porto

Estado converte dívida histórica da Metro do Porto e passa a deter 99,9% da empresa

O Estado português passou a deter quase a totalidade da Metro do Porto, com 99,9% das ações, após uma reestruturação financeira que envolveu a conversão de dívida em capital, avança o Jornal de Negócios esta quinta-feira. A operação, no total de mais de 4 mil milhões de euros, resultou num aumento da participação estatal na empresa, diluindo a posição dos sete municípios da AMP e da STCP para apenas 0,1%.

Motoristas TVDE em protesto no Porto por melhores condições de trabalho

Cerca de 20 motoristas de transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) concentraram-se esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto para reclamar por mais fiscalização e formação, bem como pela revisão das tarifas de transporte.

Homem detido por usar companheira de preso para introduzir droga na cadeia de Custóias

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quarta-feira, um homem, fora de flagrante delito, por suspeitas de introduzir droga, através de uma peça de vestuário, que uma visitante ia fazer chegar ao seu companheiro, que se encontra preso na cadeia de Custóias.