Uma dor de cabeça chamada VCI. Automobilistas perdem cada vez mais tempo no "pára-arranca"

| Porto
Porto Canal

O dia-a-dia de quem atravessa a Via de Cintura Interna no Porto fica marcado pelos constantes "pára-arranca".

De acordo com o o relatório de tráfego disponível no sítio oficial do Instituto de Mobilidade dos Transportes, consultado pelo Porto Canal, o trânsito já chega a ultrapassar níveis pré pandémicos.

Os veículos de emergência médica estão, inclusive, a sofrer atrasos de cerca de dez minutos nos percursos mais longos devido aos constrangimentos na VCI.

A via é uma dor de cabeça para os automobilistas que a atravessam diariamente e para as empresas de transporte de mercadorias.

São oito da manhã em ponto e a partir desse momento cada minuto conta para conseguir chegar a horas ao trabalho.

Artur Veloso mora em Braga, mas trabalha em Gaia. Todos os dias, há mais de sete anos, faz o percurso entre casa e o trabalho de carro.

Para o bracarense, os transportes públicos estão fora de questão. Entre autocarros e comboios, Artur Veloso demoraria entre uma hora e meia a duas horas, para cada lado.

Se o cenário já é difícil para os condutores de carros ligeiros, imagine-se para os camionistas.

Diariamente, Marco Malheiro transporta no camião matérias perigosas. Na sua opinião, é um pesadelo atravessar a Via de Cintura Interna, do Porto.

Há 12 anos, a Circular Regional Exterior do Porto, conhecida como CREP, foi apresentada como solução para ‘sugar’ o trânsito da VCI.

Marco até já fez o teste com um colega de trabalho para perceber qual trajeto seria rápido, tendo concluido que na CREP se apanha menos trânsito.

Contudo, a solução apresentada não é viável, no seu entender, uma vez que implica um desvio de vários quilómetros e o pagamento de portagens.

Rita Figueiredo gere o tráfego do grupo Vidal, a empresa de transporte de mercadorias, de Oliveira de Azeméis. O tempo é dinheiro, ainda mais no transporte de mercadorias, e para garantir que o serviço não atrasa, os trabalhadores da Vidal saem com duas horas de antecedência.

Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o autarca Rui Moreira sugeriu a descentralização das vias de transporte, na área metropolitana do Porto.

Mas a resolução do problema passa apenas pelas mãos do Governo, que até agora nada fez.

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.

Faculdade de Ciências ordena encerramento de edifício ocupado por estudantes pró-Palestina

Os seguranças do Departamento de Ciência de Computador, que está normalmente aberto durante 24 horas, estão a avisar os alunos que vão encerrar o edifício à meia-noite. Ao Porto Canal, uma funcionária avisou tratar-se de “ordens superiores”.