Dois mortos e nove feridos em ataque armado no centro de Moçambique

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 15 nov (Lusa) - Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas hoje de manhã durante um ataque a uma coluna militar perto do rio Pembe, no centro de Moçambique, alegadamente protagonizado por ex-guerrilheiros da Renamo.

O ataque, que terá ocorrido por volta das 07:30 [05.30, hora de Lisboa] no troço Save-Muxungué, provocou a morte de um elemento da Força de Intervenção Rápida (FIR) e de um ex-guerilheiro da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), noticiou a Televisão Independente de Moçambique (TIM), que dá ainda conta de nove feridos, dois dos quais em estado grave.

Segundo a estação moçambicana, homens armados terão preparado uma emboscada à força conjunta do exército e da polícia moçambicana, escavando uma vala na via que obrigou a coluna militar a parar, iniciando-se depois uma troca de tiros entre as duas partes.

Depois de cinco dias sem qualquer registo de incidentes armados em Moçambique, este é o segundo ataque registado hoje no país.

Na província de Nampula, homens armados alegadamente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) feriram gravemente um motorista de um camião no distrito de Rapale, naquele que foi o terceiro caso do género registado na região.

"Ouvimos disparos logo às 04:00, mas não conseguimos ver quantas pessoas estavam a disparar. O motorista do camião não parou, mesmo depois de ter sido baleado e o carro crivado de balas, teve a força de ir até à sede do distrito", disse à Lusa um residente de Rapale.

A atual tensão político/militar em Moçambique, a pior desde a assinatura dos acordos de Paz em 1992, foi provocada pela recusa da Renamo em participar nas eleições autárquicas, de 20 de novembro, em boicote à lei eleitoral, que considera favorável à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder).

EMYP (AUYS) // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.