Governo está preparado para arrancar com projeto piloto de cadastro em Pedrógão Grande e Góis

| Política
Porto Canal com Lusa

Castanheira de Pera, Leiria, 17 ago (Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo está preparado para arrancar com o projeto piloto de realização do cadastro no território afetado pelos incêndios de Pedrógão Grande e de Góis.

"Já estamos preparados para arrancar, neste território, com o projeto piloto da realização do cadastro", realçou António Costa, que falava aos jornalistas em Castanheira de Pera, após mais uma reunião com os presidentes dos sete municípios afetados pelos dois grandes incêndios de junho de Pedrógão Grande e de Góis.

Segundo o líder do executivo, o cadastro "é uma medida estrutural e estruturante para a reforma da floresta".

O primeiro-ministro frisou ainda que está a ser concluída a primeira versão do programa de valorização do Pinhal Interior, que será apresentada na próxima semana aos presidentes dos sete municípios afetados.

O programa conta com a colaboração das autarquias, que apresentaram as suas propostas ao Governo, explanou, esperando que o programa seja "rapidamente" aprovado e implementado.

Durante o dia de hoje, António Costa, juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passou pelos três concelhos mais afetados pelo incêndio de Pedrógão Grande (Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande).

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa estiveram presentes numa cerimónia de entrega de apoios a empresas afetadas, visitaram casas em reconstrução em duas aldeias de Pedrógão Grande e reuniram com autarcas em Castanheira de Pera.

O primeiro-ministro enalteceu "o esforço da mobilização da sociedade civil e das múltiplas entidades que assumiram a responsabilidade de reconstrução".

JYGA/JLS // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.