Cavaco Silva envia condolências às famílias das vítimas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 nov (lusa) - O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências às famílias das vítimas do acidente do avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), na Namíbia, manifestando a sua "grande consternação" pelo ocorrido.

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento da queda de um avião das Linhas Aéreas de Moçambique na Namíbia", diz Aníbal Cavaco Silva na mensagem de condolências, divulgada hoje no site da presidência.

Segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, seis cidadãos portugueses seguiam a bordo do avião que se despenhou no norte da Namíbia, quando fazia a ligação na sexta-feira entre Maputo e Luanda.

"É com profundo pesar que continuo a acompanhar os desenvolvimentos relacionados com este trágico acidente, na esperança de que a resposta das equipas de busca e salvamento permita trazer paz e tranquilidade a todas as famílias afetadas", acrescenta o Presidente da República, que apresenta às famílias portuguesas envolvidas a sua "muito sentida solidariedade".

A nota presidencial refere que serviços diplomáticos e consulares nacionais têm estado em contacto com as respetivas famílias e com as autoridades dos países envolvidos, com vista a seguir todos os acontecimentos de "forma muito próxima".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português revelou, em comunicado, que já foram contactaram os familiares de quatro dos portugueses que viajavam no voo TM470, entre Maputo e Luanda, em 'codeshare" com a angolana TAAG.

O avião, que transportava 27 passageiros e seis tripulantes, foi encontrado hoje carbonizado no Parque Nacional de Nwabwata, no norte da Namíbia, não existindo sobreviventes.

Além dos cidadãos portugueses e dos seis tripulantes, no avião seguiam, segundo a LAM, passageiros de nacionalidade moçambicana, angolana, francesa, brasileira e chinesa.

O acidente já levou o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, a convocar hoje um Conselho de Ministros extraordinário para avaliar a situação.

FC (SS(LAS) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".