Comboios apenas com serviços mínimos devido à greve na Refer - CP

| País
Porto Canal

A greve de 24 horas da Rede Ferroviária Nacional (Refer) fez com que apenas circulassem os comboios decretados como serviços mínimos até às seis da manhã de hoje, disse à Lusa a porta-voz da CP.

"O ponto de situação às seis da manhã é que foram apenas realizados os serviços mínimos decretados, o que em números traduz que circularam 28 comboios", revelou à agência Lusa Ana Portela, acrescentando que, num dia regular, haveria sessenta e três.

Já a porta-voz da Rede Ferroviária Nacional -- Refer, Susana Abrantes, remeteu esclarecimentos sobre a greve para as informações prestadas pela empresa na sua página oficial da internet, adiantando, no entanto, que a paralisação dos trabalhadores ao serviço da Refer "sente-se mais nos outros transportes".

O Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social decretou serviços mínimos para a greve das várias organizações representativas dos trabalhadores da Refer, e são apenas esses que, de acordo com Susana Abrantes, estão a ser realizados.

De acordo com o estipulado, foi garantida a abertura de canais horários que permitem a realização de cerca de 30% das circulações diárias, tendo sido privilegiados os períodos da manhã e final de dia, de forma a atenuar os constrangimentos decorrentes da greve junto dos utentes.

Na sua página na Internet, a CP - Comboios de Portugal, avisou os passageiros que, devido à greve dos trabalhadores da Refer, previa "fortes perturbações e supressões" de comboios em todos os seus serviços.

Na informação disponibilizada 'online', a CP recordou aos passageiros que o Tribunal Arbitral determinou a realização de serviços mínimos para os regionais, urbanos (Lisboa e Porto) e intercidades e internacionais, disponibilizando a lista dos comboios que serão realizados.

A transportadora diz ainda que, devido à greve convocada por vários sindicatos, na quinta-feira, deverão "ocorrer ligeiras perturbações nos serviços urbanos, regional e inter-regional.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.