Circulação de comboios normalizada após greve de quinta-feira na CP

Circulação de comboios normalizada após greve de quinta-feira na CP
| País
Porto Canal

A circulação de comboios está hoje a realizar-se a 100% após a greve de quinta-feira de 24 horas dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal e CP Carga, avançou à Lusa fonte da empresa.

Ana Portela, porta-voz da CP, disse à Lusa não estar a sentir-se "nenhum reflexo" após a greve de quinta-feira no setor e que registou o maior número de comboios suprimidos na Área Metropolitana de Lisboa, tendo em conta o balanço feito pelas seis da manhã de hoje.

Segundo o comunicado da empresa, foi possível assegurar no dia da greve, 100 % de serviços de longo curso, nomeadamente Alfa Pendular, Intercidades e Internacional, mais de 95 % de comboios dos serviços regional e inter-regional, 825 dos comboios urbanos do Porto e 61% dos urbanos de Lisboa.

As linhas de Sintra e Azambuja, na zona da Grande Lisboa, foram aquelas que sentiram especial incidência dos efeitos da greve, locais onde a CP considera que as organizações sindicais "centraram os seus esforços".

A greve de quinta-feira foi convocada por diversas organizações sindicais, em protesto pelas propostas do Orçamento do Estado, que contempla cortes salariais na esfera empresarial do Estado, a concessão de empresas públicas de transportes a privados e a diminuição das indemnizações compensatórias.

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Arquitetos pedem salário de entrada na profissão de 1.300 euros em caderno reivindicativo

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura (SINTARQ) aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um caderno reivindicativo do qual se destaca a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão e direito a 25 dias de férias.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.