FECTRANS admite greve da CP sem adesão total mas com impacto na circulação

| País
Porto Canal

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) admitiu hoje que a greve de 24 horas dos trabalhadores da CP não conseguiu "adesão total" mas está a provocar "impactos significativos na circulação.

"Não sendo uma greve com adesão total, é uma greve que está a ter impactos significativos na circulação, não igual em todos os lados, mas por exemplo na linha de Sintra a circulação está praticamente paralisada" disse José Manuel Oliveira, da Fectrans, em declarações à agência Lusa.

O sindicalista adiantou que só saiu do Rossio um comboio, acrescentado que a linha de Sintra é aquela que está a ter maior impacto do ponto de vista da greve.

Igual informação deu a porta-voz da CP, Ana Portela, adiantando que os comboios da linha de Sintra e da Azambuja, no distrito de Lisboa, são os mais atingidos pela greve dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal e da CP Carga.

"Até às seis da manhã foram realizados apenas 51 dos 63 comboios programados no país, o equivalente a 20% de supressão", disse à Lusa Ana Portela, porta-voz da CP.

De acordo com a porta-voz da empresa, as linhas de Sintra e da Azambuja são aquelas onde se registam "mais complicações", com alguns atrasos nos comboios na greve convocada para hoje.

"Embora também se registem atrasos e supressões noutras linhas, quer a norte quer a sul do país, pensamos que no troço que é servido pelos trabalhadores do Rossio deverá manter-se e agravar a situação ao longo do dia", disse José Manuel Oliveira.

Segundo o responsável da Fectrans, prevê-se que haja uma maior incidência da greve na mudança de turno, que ocorre por volta das 14:00/14:30.

Os trabalhadores estão em greve de 24 horas desde as 0:00 de hoje contra a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

A greve na CP e CP Carga insere-se na quinzena de luta que os trabalhadores dos transportes e comunicações iniciaram a 25 de outubro e que termina no sábado com uma manifestação nacional, em Lisboa.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.