Sindicatos preveem "fortes perturbações" nos comboios na 5.ª feira com greve na CP

Sindicatos preveem "fortes perturbações" nos comboios na 5.ª feira com greve na CP
| País
Porto Canal / Agências

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) antecipa para quinta-feira "fortes perturbações" na circulação de comboios "em todo o país", devido à greve na CP, mas a empresa afirma-se "empenhada" em realizar "todos os comboios que for possível".

"É sempre uma incógnita mas, por aquilo que nos chega, esperamos que vá haver fortes perturbações na circulação em todo o país", afirmou José Manuel Oliveira, da Fectrans, em declarações à agência Lusa.

Recordando não terem sido decretados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social (CES), o sindicalista corroborou que, "numa greve de 24 horas, não estão postas em causas necessidades sociais impreteríveis".

Apesar de o Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) não ter aderido ao protesto, José Manuel Oliveira salienta que "todos os trabalhadores [da CP - Comboios de Portugal e da CP Carga] estão abrangidos pelo pré-aviso de greve" e afirma-se convicto que "há muitos que vão aderir, independentemente dessa posição".

"E admito que, ao longo do dia, esse sindicato [SMAQ] ainda possa vir a ter alguma posição de apoio ou de liberdade para que os seus associados possam vir a aderir", acrescentou.

A agência Lusa tentou obter uma posição do SMAQ, mas tal não foi possível até ao momento.

Numa informação disponível desde o início da semana na sua página na Internet, a CP previa para hoje, dia de greve na Rede Ferroviária Nacional (Refer), "fortes perturbações e supressões" de comboios em todos os seus serviços, mas, para o protesto de quinta-feira, antecipa apenas "ligeiras perturbações nos serviços urbanos, regional e inter-regional".

Contactada pela Lusa, a porta-voz da transportadora ferroviária, Ana Portela, afirmou que "a CP está empenhada em realizar todos os comboios que for possível a nível nacional, com os trabalhadores que estiverem disponíveis para esse efeito".

Relativamente ao protesto de quinta-feira, que durará entre as 00:00 e as 24:00, o dirigente da Fectrans esclareceu ainda que, "ao início da greve, os comboios que estão em circulação chegam a destino" e, na área das mercadorias, "se estiverem programados, [serão assegurados] alguns comboios de 'jet fuel', mercadorias perigosas e um comboio que vem de Espanha com matérias perigosas".

A greve na CP e CP Carga insere-se na quinzena de luta que os trabalhadores dos transportes e comunicações iniciaram a 25 de outubro e que termina no sábado com uma manifestação nacional, em Lisboa.

Também na quinta-feira, fazem greve os trabalhadores da transportadora rodoviária Carris, que vão parar durante seis horas, entre as 09:30 e as 15:30, e os da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), entre as 08:00 e as 16:00.

Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.