Trabalhadores da STCP cumprem hoje oito horas de greve

Trabalhadores da STCP cumprem hoje oito horas de greve
| Norte
Porto Canal

Trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão hoje parar durante oito horas, cumprindo uma greve em protesto contra o Orçamento do Estado para 2014.

A paralisação, que tem início às 08:00 e termina às 16:00, está abrangida por um pré-aviso de greve, sendo que os trabalhadores vão realizar um plenário às 10:00, na estação de Francos.

Durante este período, "poucos serão os autocarros da STCP a circular nas ruas", admitiu à Lusa fonte da Comissão de Trabalhadores.

A empresa de transportes públicos admitiu "a possibilidade de ocorrência de perturbações no seu serviço" e informou que "não foram autorizados pelo Tribunal Arbitral os serviços mínimos" que pediu.

"Os trabalhadores lutam contra o roubo dos seus direitos que o Governo quer impor através do Orçamento Geral do Estado e desrespeito pelos acordos de empresa em vigor na empresa", lê-se num comunicado emitido em finais de outubro pelas organizações sindicais representativas que convocaram a greve.

Esta paralisação insere-se na "jornada de luta" no setor dos transportes decidida em outubro numa reunião conjunta em Lisboa entre a CGTP, UGT e sindicatos independentes.

No encontro foi deliberada a realização de uma quinzena de greves, que termina na sexta-feira e inclui uma manifestação nacional, programada para sábado, em Lisboa.

Os trabalhadores estão contra as medidas do Orçamento do Estado que resultam em reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e redução das indemnizações compensatórias, entre outras.

Segundo o coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), José Manuel Oliveira, o Orçamento do Estado proposto para 2014 "vai ter implicações muito grandes ao nível dos rendimentos, do trabalho extraordinário, dos subsídios de refeições e ao pagamento do horário noturno".

Relativamente à diminuição das compensações indemnizatórias, o dirigente sindical disse não ter dúvidas que "vai colocar em causa a qualidade, a segurança, a fiabilidade do serviço prestado e vai ter implicações muito graves para os utentes porque irão pagar aquilo que o Estado deixará de pagar".

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.