Banif: Banco de Portugal diz que venda em resolução foi "solução de último recurso"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 dez (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal disse hoje, em comunicado, que a venda do Banif e aplicação de uma medida de resolução foi a "solução de último recurso" que permitiu proteger a estabilidade financeira e as poupanças dos clientes.

"Face às circunstâncias e restrições existentes, a venda da atividade do Banif num quadro de resolução foi a solução de último recurso que permitiu salvaguardar a estabilidade do sistema financeiro nacional e proteger as poupanças das famílias e das empresas, bem como o financiamento à economia", lê-se no comunicado do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, hoje divulgado.

No texto, conhecido quando decorre a audição no parlamento do ministro das Finanças, Mário Centeno, precisamente sobre o resgate ao banco, o responsável pelo supervisor e regulador bancário afirmou que, neste processo, "o Banco de Portugal atuou no quadro do seu mandato e das suas competências" e diz que está "totalmente disponível para colaborar com a Comissão Parlamentar de Inquérito no apuramento de todos os factos".

IM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Pão, leite, rendas e portagens vão ficar mais caros. Saiba os principais aumentos para 2025

O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.