Jorge Tomé afirma que a venda do Banif foi "desastrosa"

Jorge Tomé afirma que a venda do Banif foi "desastrosa"
| Economia
Porto Canal

O ex-presidente do Banif, Jorge Tomé, afirma que a venda do Banif ao banco Santander Totta foi desatrosa. O Ex-CEO do banco insular pede agora uma investigação criminal ao caso e garante que não havia buraco nas contas.

 

Jorge Tomé, em entrevista ao programa Negócios da Semana da SIC, afirma nunca ter sido notificado sobre a operação comandada pelo Banco de Portugal. Sobre o Santander o ex-CEO reage com estranheza à forma como tudo aconteceu lançando até a suspeita que o banco espanhol até pode ter sido contactado antes de se candidatar.

"Não há buraco nenhum nas contas. As contas estavam direitinhas e limpinhas", garante Jorge Tomé.

Todas as contas eram “auditadas e validadas semestralmente com concordância do Banco de Portugal, que tinha dois administradores e uma comissão de auditoria do Ministério das Finanças. Não há nenhum problema com as contas do Banif”.

O ex-presidente considera que a notícia da TVi, que dava conta de uma possível intervenção no banco, "episódio lamentável e criminoso". Episódio que diz ter "penalizado o banco que perdeu mil milhões de euros em depósitos em apenas cinco dias".

O banqueiro defende uma investigação criminal ao que se está a passar com o Banif afirmando até que "se devia fazer uma auditoria ao processo de venda do banco comparando as alternativas que existiam" e lamenta que “a gestão do banco aparece de repente como se fossemos bandidos”.

Jorge Tomé diz també que a solução encontrada irá servir para recapitalizar Fundo de Resolução.

"Os activos transferidos para o veículo Naviget vão ser vendidos e vão criar mais-valias, logo vão recapitalizar o Fundo", afirma o banqueiro.

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.