Centeno alerta que se Rectificativo for chumbado a venda do Banif é revertida

Centeno alerta que se Rectificativo for chumbado a venda do Banif é revertida
| Economia
Porto Canal

O ministro das Finanças, Mário Centeno, destacou hoje que caso o Orçamento Retificativo para 2015 seja chumbado, a resolução do Banif é revertida, implicando a anulação da venda ao Santander Totta e a sua liquidação.

"Se o Orçamento Retificativo não passar, isso implica a reversão do negócio", afirmou o governante, durante a sua audição no parlamento.

Isto significa "a reposição do banco na situação em que se encontrava", vincou, acrescentando que, "se já na segunda-feira o banco não tinha uma viabilidade, muito menos teria num cenário de reversão do negócio".

Assim, caso tal venha a acontecer, o destino do Banif passa inevitavelmente pela liquidação, que foi evitada devido aos elevados custos que comporta, muito superiores aos custos da medida de resolução, segundo o executivo.

Mário Centeno falava durante a sua audição na Comissão de Orçamento, devido ao Orçamento Retificativo apresentado pelo Governo para acomodar os custos relacionados com a medida de resolução aplicada ao Banif no último fim de semana.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.